No atual contexto global, a preocupação com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente é crescente, e temas como energia renovável, transporte elétrico, créditos de carbono e reutilização de água estão no centro dessa transformação. Na última terça-feira, 16 de abril, em São Paulo, líderes empresariais se reuniram no evento organizado pelo Grupo Mercado e Opinião para discutir a integração de práticas sustentáveis nos negócios de forma lucrativa.
Artur Gyrmbaum, do grupo O Boticário, Ricardo Stoppe, do Grupo Ituxi produtora de créditos de carbono, e Vanessa Pilz da Reiterlog, investidora em caminhões elétricos, compartilharam suas estratégias sobre a adoção de práticas sustentáveis como uma vantagem competitiva e uma oportunidade de mercado. Liliana, presidente da Lupo, destacou como sua empresa está liderando no reaproveitamento de água, reduzindo impactos ambientais e custos operacionais.
A energia renovável, incluindo fontes como solar e eólica, está avançando rapidamente, impulsionada pela necessidade de reduzir as emissões de carbono e promover a sustentabilidade. Paralelamente, o setor de veículos elétricos está se expandindo, oferecendo alternativas limpas e eficientes aos combustíveis fósseis, com uma crescente infraestrutura de recarga que atrai consumidores preocupados com o meio ambiente.
O mercado de créditos de carbono também está ganhando importância, com governos e empresas buscando atingir metas de neutralidade de carbono. Esse mercado incentiva inovações e cria oportunidades de investimento em tecnologias limpas.
Além disso, o governo brasileiro está incentivando empresas que adotam práticas sustentáveis através de isenções fiscais e linhas de financiamento especiais, destacando empresas que alcançam altos padrões de desempenho ambiental e social.
Os líderes do Grupo Mercado & Opinião, Marcos Koenigkan e Paulo Motta, reforçam que a responsabilidade social é fundamental na cultura organizacional do grupo. O compromisso com a sustentabilidade não apenas fortalece o desempenho empresarial, mas também projeta um futuro mais sustentável e próspero para o Brasil e para o planeta.
Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.
O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.
“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.
É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.
“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.
O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.
“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.