MATO GROSSO

Comitê municipal é criado para estimular vacinação em Vila Rica

Publicado

em

Com o objetivo de estimular a vacinação de crianças, adolescentes e idosos, de modo a melhorar os índices atuais de cobertura, o Município de Vila Rica (a 1.259km de Cuiabá) criou o Comitê de Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ). O Ministério Público de Mato Grosso integra o comitê ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), líderes comunitários e religiosos. 

Em reunião realizada nesta segunda-feira (13), os integrantes do comitê definiram diversas ações, entre elas a busca ativa e criação de “Dias D” para vacinação da população em geral. “No caso específico do público infantojuvenil, a Secretaria Municipal de Saúde pediu apoio do Ministério Público para, sendo necessário e como última medida, agendar reuniões entre os promotores de Justiça e os pais faltosos às campanhas, com o intuito de sensibilizá-los a respeito da importância da vacinação e esclarecer sobre o dever de zelarem pelo bem-estar e saúde dos filhos”, contou a promotora de Justiça Clarisse Moraes de Ávila.  

Saiba mais – Em junho deste ano, a Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico expediu recomendação aos promotores de Justiça de Mato Grosso que atuam na área, para que adotem as medidas necessárias com o propósito de intensificar a vacinação em regiões com baixos índices de imunização. Conforme o documento, os integrantes do Ministério Público de Mato Grosso devem atuar judicial ou extrajudicialmente, visando a significativa melhoria dos índices.

Junto à essa recomendação, foi encaminhado o ranking dos 42 municípios do estado com as menores taxas de cobertura, por tipo de vacina, para facilitar a atuação dos promotores de Justiça. Atualmente, o município de Vila Rica figura na lista, em 26º lugar, dos municípios com a menor taxa de cobertura vacinal contra influenza em idosos.
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News