Visando o avanço de políticas públicas de proteção e defesa civil, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) vai auxiliar gestores de todo estado na elaboração do Indicador de Capacidade Municipal (ICM), que reflete a eficiência da administração pública na resposta a riscos e desastres.
Conduzido pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, sob liderança do presidente do Tribunal, conselheiro Sérgio Ricardo, o trabalho de orientação atenderá a uma demanda constatada em agosto, quando representantes de diversos municípios informaram desconhecer o índice.
À época, a equipe alertou as 142 prefeituras mato-grossenses sobre o encerramento do prazo para o envio de dados à Plataforma Participa + Brasil, da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
A ação considera a atualização semestral da Plataforma, que classifica os municípios em categorias de gestão de riscos e desastres causados, por exemplo, por adversidades climáticas. Neste contexto, a Comissão reforça que o envio dos dados melhora a qualidade das decisões e dá mais transparência e eficiência à administração pública.
As informações fornecidas são cruciais tanto para a formulação de políticas públicas mais assertivas, quanto para obtenção de recursos para a prevenção e resposta a estas situações. Isso significa que a falta de respostas também pode prejudicar futuras parcerias e financiamentos com o Governo Federal.
Segundo o MIDR, os dados coletados também atualizam o ICM no Plano Plurianual 2024-2027, já que é um dos principais indicadores do Programa 2318 – Gestão de Riscos e Desastres. Os resultados serão publicados no Portal da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Secretaria de Comunicação/TCE-MT E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br Flickr: cliqueaqui
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.
No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.
No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.
Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.
Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.
Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.