Connect with us

BRASIL

Comissão convoca Capelli para falar sobre ação do GSI no 8 de janeiro

Publicado

em

Ricardo Capelli, secretário-executivo interino do GSI
Reprodução/Twitter @RicardoCapelli

Ricardo Capelli, secretário-executivo interino do GSI

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) a convocação do ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Capelli, para explicar as ações do GSI durante os ataques aos prédios públicos em Brasília. A oitiva está marcada para o dia 16 de maio.

Como é uma convocação, Capelli será obrigado a participar da comissão. O requerimento foi protocolado por deputados da oposição.

Os parlamentares querem entender a ação de militares do GSI durante a invasão ao Palácio do Planalto. Em imagens de câmera de segurança, é possível ver agentes rindo e distribuindo águas para os golpistas.

A comissão deve questionar Capelli sobre as gravações e os trabalhos para identificar militares que participaram dos atos. Os deputados ainda querem pressionar o ministro interino do GSI sobre a participação do general Gonçalves Dias, seu antecessor no comando da pasta.

GDias foi convidado para uma oitiva com os parlamentares na última quarta-feira (19), mas deixou de comparecer após a divulgação de imagens que mostram sua ida ao Palácio do Planalto durante a invasão de bolsonaristas. Ele apresentou um atestado médico aos deputados e pediu demissão no fim da tarde do mesmo dia.

Segundo as filmagens, às 16h29, Gonçalves Dias andava pelo terceiro andar do Palácio, na antessala do gabinete do presidente da República. Ele tenta abrir duas portas e depois entra no local.

Minutos depois, o general aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns dos responsáveis pelos atos. As gravações sugerem que ele indicava a saída de emergência ao grupo.

Na última sexta-feira (21), GDias prestou depoimento à Polícia Federal e negou atuado a favor dos golpistas.

Fonte: Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora