Connect with us

Cuiabá

Comerciantes que participam do Refestelá comemoram o sucesso do evento

Publicado

em

A terceira noite do Refestelá, na sexta-feira (14), foi mais um sucesso de público. Centenas de pessoas passaram pela Praça 8 de abril para aproveitar o festival gastronômico e cultural, que integra a programação do aniversário de 304 Anos da capital, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Além da população, que se divertiu com as atrações culturais, quem também está aproveitando muito o evento são os comerciantes, que comemoraram a ótima adesão do público, o que consequentemente gera boas vendas para todos. Ao todo são 15 barracas, que vendem comida, bebidas, artesanatos e brinquedos.

Para a artesã Zilá Prado, o Refestelá é uma excelente oportunidade para o comércio de artesanato local. “Acho muito interessante a gesto municipal dar este espaço para o artesanato regional. Há dois anos participo de eventos da Prefeitura, que cede este espaço para nós. O secretário de Cultura, Aluízio Azevedo é uma pessoa muito visionária, pois muitas vezes as pessoas que moram em Cuiabá não conhecem o artesanato produzido aqui. Nestes eventos fazemos boas vendas e elas se estendem também nos outros meses, porque fazemos contato com os clientes, distribuímos cartões de visita. Às vezes o cliente não compra na hora, mas após dias ou até meses ele acaba procurando o artesão para comprar o produto. O evento é nota 10, porque divulga o nosso produto, o que é essencial para o nosso comércio”, elogiou. O carro chefe de seu trabalho são canecas com fotos de pontos turísticos de Cuiabá e de Mato Grosso.

A autônoma Regina Andrade participa da feira gastronômica do Refestelá, com uma barraca onde vende Maria Isabel, comida típica da culinária cuiabana. “Está sendo muito bom para nós, que não temos um salário fixo. A Prefeitura nos ajuda muito oferecendo este espaço no evento, pois é um meio da gente sustentar nossa família. Para mim está valendo muito a pena, me ajuda muito. Os colegas que trabalham ao meu lado no evento disseram que as vendas estão sendo muito boas para eles também. Só tenho a agradecer à Prefeitura pela oportunidade”, comentou.

Para Camila Solano, que vende balões e brinquedos, o evento também tem sido muito proveitoso. Trabalho como vendedora de rua e pedi uma oportunidade para o secretário Aluízio, que prontamente me atendeu, cedendo um espaço. O Refestelá é um evento para todas as idades, oferece segurança, é um ambiente familiar. Há muitos anos Cuiabá e a Baixada Cuiabana não tinham um evento deste porte. Ele conseguiu resgatar a cultura cuiabana, pois tem shows regionais, palhaços, comidas típicas, brinquedos, parques, doces, artesanatos, enfim, vários segmentos comerciais. A Prefeitura está de parabéns pelo evento”, disse a vendedora.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora