A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, realizará, nesta terça e quarta-feira (16) e (17), o I Encontro de Diálogos sobre a Migração em Sinop, com o tema: “A questão do migrante, uma questão de Direitos Humanos”, na Câmara Municipal, com abertura às 8h, no dia 16. O objetivo deste encontro é debater a temática para definir ações e políticas públicas de integração de vínculos sociais gerais, inserção no mercado de trabalho, garantia de acesso à saúde, educação, apoio psicossocial, adaptação linguística e sociocultural e ainda, capacitar os profissionais que atuam diretamente com esse público.
Aos 48 anos, o município já conta com uma população rica em diversidade cultural, étnica, linguística e se destaca por ser um polo de oportunidades, principalmente para região norte do Mato Grosso. Essa realidade de desenvolvimento crescente atrai cada vez mais pessoas de diferentes cidades, estados e até de outros países para o município. Sinop está entre as cidades que mais acolhem pessoas que querem recomeçar a vida.
Entendendo esta importante mudança no contexto social do município, a Prefeitura trabalha para que Sinop permaneça sendo reconhecida como cidade de oportunidades, que acolhe, promove e transforma vidas. “Decidimos fazer o evento porque temos acompanhado que a cada dia mais pessoas chegam de outros países como Venezuela e Haiti aqui no município. Por isso, o objetivo é procurar soluções efetivas para inclusão saudável dos indivíduos estrangeiros nos diversos setores da sociedade sinopense. Acredito que vamos sair desse primeiro encontro com boas ideias e soluções positivas”, destacou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso.
Esse comprometimento na luta pela garantia de direitos da população migrante em Mato Grosso se fortaleceu em 2020, quando foi sancionada a lei 11.162, que institui a política estadual para a população migrante. Em Sinop, a Prefeitura continua trabalhando para fornecer acesso aos serviços públicos de assistência básica, assegurar os direitos de liberdade de expressão, movimento, respeito a diversidade e interculturalidade, proteção contra tortura, xenofobia, intolerância religiosa, cultural e linguística, além de buscar desenvolver ações de para fomentar a participação social, a exemplo o I Encontro de Diálogos sobre a Migração em Sinop.
Confira a programação do evento:
Terça-feira 16/05
8h – 9h30: Abertura, boas-vindas e roda de apresentações – local: Câmara Municipal
9h30 – 9h40: Coffee Break
9h40 – 11h: Palestra “Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Infantil, Promoção do Trabalho Decente e Fluxos Migratório no Brasil e em Mato Grosso”, com a oficial de Projetos em Políticas Públicas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laura Díaz; Oficial de Meios de Vida e Inclusão Econômica do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Paulo Sérgio Almeida; Coordenadora de Projetos da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Thais La Rosa;
11h -11h30: Legislações vigentes – Direito dos migrantes de acessar os serviços públicos – Defensor Público Federal, Renan Sotto Mayor;
11h30-13h30: ALMOÇO
13h30-14h00: Palestra “Atendimento do público migrante em Mato Grosso, experiência do Centro de Pastoral para Migrantes (CPM)”, com o diretor do CPM, Padre Valdecir Molinari;
14h00-17h00: Palestra “Desafios no Atendimento aos Migrantes” breve diagnóstico da realidade local) – Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.
Quarta-feira, 17/05/2023
8h00-11:00: Treinamento da equipe profissionalizante para acolhida, emissão de documentação para migrantes, carteira de trabalho e orientação.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT