Connect with us

MATO GROSSO

Comarca de Várzea Grande desenvolve ação com atendimento jurídico e social para comunidade local

Publicado

em

Atento às necessidades da população carente e de baixa renda, o Centro Especializado de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV) realizou, nesta quarta-feira (29 de novembro), no Fórum de Várzea Grande o programa ‘Ação Social – Empatia e Acolhimento’ com atendimento jurídico, emissão de documentos e demais serviços de saúde, beleza e bem-estar.  
 
“Este evento é destinado às vítimas e familiares de crimes e atos infracionais, e também para os moradores dos bairros aqui de Várzea Grande. Nosso objetivo é resgatar essas pessoas e oferecer apoio, informações sobre seus direitos, encaminhamento de processos, estamos oferecendo atendimento humanizado”, declarou o juiz Luís Augusto Veras Gadelha, do CEAV.    
 
A senhora Lucilene Oliveira de Almeida, que estava acompanhando a vizinha, senhora Izaltina Pereira, moradoras do bairro Cristo Reis, foram até o Fórum buscar atendimento jurídico e participar de uma audiência virtual. 
 
“A audiência da minha vizinha foi realizada de forma virtual aqui no Fórum que ofereceu essa estrutura e suporte adequado. Foi tudo muito rápido, a gente não conhecia essa estrutura, inclusive achei tudo muito rápido, possui uma equipe muito eficiente”, destacou Lucilene.
  
Outro importante parceiro na ação, foi a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT), que levou 12 advogados para oferecer suporte no atendimento presencial de defesa e orientação em causas nas áreas de direito da família e previdenciário. 
 
No espaço reservado ao bem-estar e acolhimento, o público teve acesso a diversos atendimentos na área de saúde: nutrição, atualização de vacinas, aferição de pressão arterial e atendimento terapêutico. As crianças, filhos dos pais que estavam em atendimento também participaram de atividades recreativas. A Secretaria de Educação do Município e uma equipe multidisciplinar de psicólogos realizaram uma programação especial para os pequenos.    
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Pessoas dentro da sala sendo atendidas. Foto 2: Mostras duas senhoras foram atendidas no Fórum. Elas estão em pé, uma ao lado da outra abraçadas. Uma possui cabelos brancos, tem pele branca, usa uma blusa marrom de bolinhas brancas e uma saia preta. A outra mulher é negra, cabelos longos de cor preta, usa uma blusa com estampa de flor e uma saia na cor vinho. Foto 3: mostra um grupo de advogados, são oito pessoas, sendo sete mulheres e um homem, trajados com roupas de estilo social. Foto 4: Mostra o grupo multidisciplinar de psicólogas, são cinco mulheres, sendo que duas estão usando roupas coloridas de recreação para crianças e outras três estão usando calça e blusa.
 
Carlos Celestino
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora