Durante o Mês Nacional do Júri, celebrado em novembro, a Comarca de São Félix do Araguaia (a 1200 km de Cuiabá) irá realizar seis tribunais do júri. O mutirão, que tem o objetivo de acelerar a tramitação de processos de crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados, e que tenham decisões de pronúncia, teve início segunda-feira (18) e segue até o dia 29 de novembro.
Segundo o juiz, Luís Otavio Tonello dos Santos, com a realização desses julgamentos, o estoque de processos aguardando decisões será praticamente zerado na Comarca.
“Esse é um trabalho que está sendo realizado desde que assumi a comarca em fevereiro deste ano. Já havíamos promovido julgamentos em junho e setembro e, para dar vazão aos processos acumulados, faremos mais seis, totalizando 14 júris no ano”, detalha.
O magistrado complementa que a iniciativa é relevante não só para o alcance das metas nacionais, mas para dar uma resposta à comunidade.
“Ao darmos celeridade a esses processos, garantimos o direito à justiça para as vítimas e seus familiares, bem como para os acusados. Estamos julgando hoje um crime que ocorreu há 21 anos, além disso, na pauta de julgamento há um caso de feminicídio. Estamos movimentando os processos para entregar a resposta que a sociedade tanto espera do Judiciário”, afirma.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagens: foto 1: sessão do tribunal do júri. O juiz, Luis Otavio Tonello, está com o microfone na mão e lê um documento. Ao seu lado, os demais integrantes do Tribunal do Júri.
Larissa Klein
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT