Connect with us

MATO GROSSO

Comarca de Alto Taquari homenageia juíza vítima de feminicídio

Publicado

em

O prédio do Fórum da Comarca de Alto Taquari (509 km de Cuiabá) já era nomeado em homenagem à juíza Glauciane Chaves de Melo, mas ganhou no dia 20 de novembro, o letreiro em sua fachada. A ação fez parte da campanha “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desenvolvida em Mato Grosso, pelo Poder Judiciário em todas as comarcas. Além disso, a unidade jurisdicional realizou um mutirão, a fim de dar celeridade ao julgamento de processos envolvendo violência doméstica, e a elaboração de projetos e o fortalecimento de vínculos com projetos sociais municipais já existentes, como o Projeto de Tênis Juíza Glauciane Chaves de Melo, que atende crianças da rede municipal de ensino.
 
A magistrada homenageada, vítima de feminicídio, foi morta a tiros pelo ex-marido, dentro de seu gabinete no Fórum de Alto Taquari, em junho de 2013. O projeto social leva seu nome porque foi criado por ela e estava em fase de implantação quando foi assassinada.
 
Foi a juíza Marina Dantas Pereira que percebeu, que apesar de o prédio ter o nome da juíza Glauciane, não havia nenhuma identificação no prédio e propôs a instalação do letreiro. “O Fórum está com o nome da dra. Glauciane Chaves de Melo exposto, grande, para que todos saibam e não esqueçam o que aconteceu. E que a gente não deixe isso passar, que não tenha sido em vão. A violência doméstica é muito estrutural e muito institucional também. Ela não chega ao nível de agressão física tão rapidamente. Existem vários níveis de violência antes e elas acontecem de várias formas como na forma de violência psicológica, moral, sexual”.
 
A cerimônia para inaugurar o letreiro na fachada do Fórum foi prestigiada pelo procurador da prefeitura de Alto Taquari, Tiago Agricio Lizaldo Fagundes, o advogado Edson Roberto Castanho, representante da OAB-MT, pela presidente da Câmara de Vereadores, Márcia Antônia Buscariol e todos os servidores da Comarca.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: a imagem em plano aberto mostra a fachada verde claro do Fórum de Alto Taquari com o letreiro em metal onde se lê Fórum Juíza Glauciane Chaves de Melo. Todos os servidores do fórum estão posando para a foto, perfilados em pé, sorrindo para a câmera.
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Festival celebra 51 anos do movimento hip hop brasileiro com atrações nacionais e locais em Cuiabá

Publicado

em

Por

A 2º edição do Festival Realize – Arte e Movimento das Ruas será realizada neste sábado (23.11), a partir das 15h, no Ginásio Verdinho, em Cuiabá. O evento, que é gratuito, conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e tem como objetivo celebrar os 51 anos do movimento hip hop no país.

A atração nacional ficará por conta do rapper GOG, como é mais conhecido Genival Oliveira Gonçalves. O cantor é considerado um dos pioneiros do Hip Hop brasiliense e, desde o início da carreira, ganhou a alcunha de “Poeta”.

Além do rapper, o Festival traz a atração nacional DJ Gio Marx, que convida Lívia Cruz e Slim Rimografia, e as atrações locais Karla Vecchia, Fascínio Lírico (de Cáceres), Binho MC, Batalha de Rima, Kessyd, Azul e Lil Red, e DJ Spinha.

Fazem ainda parte da programação os campeonatos de batalhas de rimas, de break, manobras de skate e basquete (categoria masculina e feminina), com premiações de até R$ 2 mil para o primeiro colocado de cada modalidade.

Para participar, os interessados devem se inscrever no local do evento, com exceção da modalidade basquete, onde as inscrições devem ser feitas aqui. As vagas da competição são gratuitas e limitadas, os participantes devem chegar 1 hora antes do campeonato para o sorteio dos adversários.

Para mais informações sobre o evento e os regulamentos do campeonato: clique aqui

Idealizado pela Associação Mato-Grossense de Cultura (AMC), a 2º edição do Festival Realize – Arte e Movimentos das Ruas, conta com o patrocínio da Secel, por meio de emenda parlamentar.

Confira a programação do evento:

16h – Karla Vecchia
16h40 – Fascínio Lírico (Cáceres)
17h20 – Costak MC (Várzea Grande)
18h00 – Binho MC
18h40 – Batalha de Rima
19h50 – Kessyd, Azul e Lil Red
20h30 – Final do Break
21h – Premiações
21h20 – DJ Spinha
Atrações Nacionais
22h – DJ Gio Marx convida Lívia Cruz e Slim Rimografia
23h30 – GOG
00h30 – Encerramento

Serviço:

2º Edição do Festival Realize – Arte e Movimento das Rua
Data: Sábado (23.11)
Horário: a partir das 15h
Local: Ginásio Verdinho (CPA I)

*Sob supervisão de Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora