Connect with us

MATO GROSSO

Comarca de Alto Taquari homenageia juíza vítima de feminicídio

Publicado

em

O prédio do Fórum da Comarca de Alto Taquari (509 km de Cuiabá) já era nomeado em homenagem à juíza Glauciane Chaves de Melo, mas ganhou no dia 20 de novembro, o letreiro em sua fachada. A ação fez parte da campanha “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desenvolvida em Mato Grosso, pelo Poder Judiciário em todas as comarcas. Além disso, a unidade jurisdicional realizou um mutirão, a fim de dar celeridade ao julgamento de processos envolvendo violência doméstica, e a elaboração de projetos e o fortalecimento de vínculos com projetos sociais municipais já existentes, como o Projeto de Tênis Juíza Glauciane Chaves de Melo, que atende crianças da rede municipal de ensino.
 
A magistrada homenageada, vítima de feminicídio, foi morta a tiros pelo ex-marido, dentro de seu gabinete no Fórum de Alto Taquari, em junho de 2013. O projeto social leva seu nome porque foi criado por ela e estava em fase de implantação quando foi assassinada.
 
Foi a juíza Marina Dantas Pereira que percebeu, que apesar de o prédio ter o nome da juíza Glauciane, não havia nenhuma identificação no prédio e propôs a instalação do letreiro. “O Fórum está com o nome da dra. Glauciane Chaves de Melo exposto, grande, para que todos saibam e não esqueçam o que aconteceu. E que a gente não deixe isso passar, que não tenha sido em vão. A violência doméstica é muito estrutural e muito institucional também. Ela não chega ao nível de agressão física tão rapidamente. Existem vários níveis de violência antes e elas acontecem de várias formas como na forma de violência psicológica, moral, sexual”.
 
A cerimônia para inaugurar o letreiro na fachada do Fórum foi prestigiada pelo procurador da prefeitura de Alto Taquari, Tiago Agricio Lizaldo Fagundes, o advogado Edson Roberto Castanho, representante da OAB-MT, pela presidente da Câmara de Vereadores, Márcia Antônia Buscariol e todos os servidores da Comarca.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: a imagem em plano aberto mostra a fachada verde claro do Fórum de Alto Taquari com o letreiro em metal onde se lê Fórum Juíza Glauciane Chaves de Melo. Todos os servidores do fórum estão posando para a foto, perfilados em pé, sorrindo para a câmera.
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Rotam e Força Tática prendem três por formação de quadrilha, apreendem drogas e resgatam criança

Publicado

em

Por

Dois homens e uma mulher foram presos nesta quinta-feira (07.11) por associação criminosa, tráfico ilícito de drogas, resistência e desobediência, em Nova Xavantina. Na ação, policiais militares da Força Tática da 29ª Companhia Independente e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) apreenderam um tablete de maconha, dez trouxinhas de maconha, quatro porções de pasta base, uma faca, três celulares e R$ 331 em dinheiro.

Durante deflagração da Operação Recens Satus, no combate à criminalidade no município, os policiais receberam denúncia sobre o tráfico de drogas em uma residência no bairro Santana, já conhecida como ponto de comercialização de entorpecentes na região.

No local, as equipes flagraram três pessoas no quintal, que correram para os fundos da casa com aproximação das equipes. Uma suspeita tentou fugir com uma criança de 8 anos, mas foi abordada e detida em seguida.

No imóvel, os militares apreenderam diversas porções de drogas entre maconha e pasta base de cocaína, além de aparelhos celulares e dinheiro em espécie.

Os policiais continuaram atrás dos outros dois suspeitos, de 18 e 20 anos, que foram encontrados em uma construção. A dupla também portava algumas porções de ilícito.

A criança ficou aos cuidados de uma equipe do Conselho Tutelar, enquanto o trio e todo material apreendido foram levados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora