Connect with us

BRASIL

Com segurança reforçada, Esplanada será fechada na véspera do 7 de Setembro

Publicado

em

Com segurança reforçada, Esplanada será fechada na véspera do 7 de Setembro
Redação GPS

Com segurança reforçada, Esplanada será fechada na véspera do 7 de Setembro

A Esplanada dos Ministérios será fechada para o trânsito de veículos a partir das 23h desta sexta-feira (6) como parte do plano de segurança para o desfile cívico de 7 de Setembro .

O Protocolo de Operações Integradas (POI), elaborado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal ( SSP-DF ) em conjunto com diversos órgãos locais e federais, prevê um robusto esquema de policiamento, controle de acesso e organização do trânsito para garantir a segurança de participantes, autoridades e edifícios públicos durante o evento.

Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, o planejamento contempla diferentes cenários para garantir que a festividade ocorra de forma tranquila.

“Ajustes e mobilização para atuação em diferentes cenários também estão previstos no planejamento e serão feitos de forma coordenada caso seja necessário, mas o que temos é a previsão de uma festa tranquila”, afirma.

A operação contará com linhas de revistas espalhadas pelos acessos à área do desfile, garantindo que apenas itens seguros entrem na Esplanada.

“Serão feitas abordagens com foco na retirada de objetos que possam comprometer a segurança, como facas e canivetes”, explica o coronel Wesley, comandante do Departamento de Operações (DOP) da Polícia Militar do DF (PMDF).

Trânsito

A partir das 23h de sexta-feira, será proibida a circulação de veículos na Esplanada dos Ministérios, desde a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto até o 1º Grupamento de Bombeiro Militar. No sábado (7), a partir das 6h, o bloqueio será estendido, permitindo o acesso apenas a ônibus autorizados. A interdição também afetará o trecho da L4 Sul até as proximidades da Ponte JK, que estará reservado para veículos blindados que participarão do desfile.

O comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã Sousa, recomenda à população que evite a região durante o período e siga as orientações dos agentes de trânsito. “Orientamos a população a estar atenta e evitar a região nesse período; no mais, estamos trabalhando para que o trânsito seja impactado o mínimo possível”, ressalta Sousa. Além disso, o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, reforça a importância de seguir as sinalizações para garantir a fluidez do trânsito. “Ressaltamos a importância de observar a sinalização e as orientações dos agentes para que o trânsito possa fluir normalmente e não haja riscos de sinistros.”

Cidade da Segurança

Durante o evento, uma estrutura conhecida como “Cidade da Segurança Pública” será montada ao lado do Museu da República para servir como ponto de apoio às forças de segurança e demais órgãos envolvidos. Imagens de drones e câmeras de alta resolução acopladas à Plataforma de Observação Elevada (POE) auxiliarão na monitoração da área.

Unidades especializadas da PMDF, como Rotam, Cavalaria, BPCães, além de equipes do BPChoque e Bope, estarão presentes na Cidade da Segurança, prontas para agir em qualquer eventualidade. A Delegacia Móvel da Polícia Civil do DF (PCDF) estará disponível para registro de ocorrências e bloqueio de celulares roubados ou furtados. O Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) também estará de prontidão, equipado para atender emergências com viaturas e a Plataforma de Observação Elevada.

Cuidados

Com a previsão de sol forte e baixa umidade, o CBMDF recomenda que o público use roupas leves, protetor solar e se mantenha hidratado. Para crianças, é aconselhável que estejam identificadas para facilitar a localização em caso de perda. Uma estrutura específica será montada entre o Museu da República e a Biblioteca Nacional para atendimento de crianças perdidas, contando com o apoio de conselheiros tutelares e forças de segurança.

Durante o desfile, será proibido o porte de objetos pontiagudos, garrafas de vidro e hastes de bandeiras, além do uso de drones não autorizados na área. As vias interditadas serão liberadas gradualmente após a dispersão do público, conforme avaliação das autoridades de trânsito.

Com informações da Agência Brasília

The post Com segurança reforçada, Esplanada será fechada na véspera do 7 de Setembro first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora