Connect with us

Sorriso

Com quase 1,5 mil atendimentos em três dias, Município abre e…

Publicado

em

O gestor da pasta da Saúde, Luis Fábio Marchioro, frisa que de sábado até ontem, a UPA registrou 1.233 atendimentos. “Com a busca em alta abrimos essa extensão; nosso compromisso é não deixar ninguém sem atendimento; em algumas situações a espera pode ser maior, mas não vamos deixar ninguém sem atendimento”, reforça o secretário.

Somados aos atendimentos realizados pelo PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, no sábado, domingo e segunda, o Município registrou 1.449 procuras pelos serviços de saúde. E, somando os números da última sexta-feira, 17 de março, registrados no PSF Santa Clara, o número sobe para 1.496 atendimentos.

“Observamos uma busca muito grande e que vem reproduzindo o quadro da semana passada quando em três dias (13, 14 e 15 de março), somente a UPA ultrapassou os 1,2 mil atendimentos”, explica Luis Fábio. Entre os principais atendimentos estão pacientes com sintomas respiratórios.

“Para dar conta de todo o volume nós intensificamos a equipe da UPA; desde segunda-feira passada, dia 13 de março, reforçamos a equipe clínica com seis médicos atendendo por período e ontem abrimos a extensão no PSF Central”, diz.

 Luis Fábio pontua que dentre o total de atendimentos, cerca de 70% são de situações de baixa complexidade. Dentre os registros de emergência que envolvem acidentados, pessoas em paradas cardíacas e demais situações de risco de vida, foram 116 registros durante os três dias. Estas são situações extremas em que os pacientes chegam com risco de vida eminente e o atendimento precisa ser ágil e rápido.

Segundo o secretário, atendimentos de alta complexidade exigem mais tempo e dedicação de toda a equipe, o que faz com que as situações de baixa complexidade acabam tendo que aguardar mais tempo para ser atendidas. E para evitar filas e esperas, a recomendação da equipe da saúde é que quem apresenta quadros como de sintomas gripais leves ou necessite trocas de curativos procure o PSF (Programa de Saúde da Família) mais perto de sua casa para agilizar o seu próprio atendimento. O gestor frisa que hoje o Município conta com 100% de cobertura de PSFs.

“Pedimos esse auxílio da população, de buscar apoio nos PSFs em casos menos graves”, reforça Luis Fábio. “Hoje, por exemplo, além de todo o atendimento de rotina, a nossa UPA está com 22 pacientes internados aguardando vagas para hospitais, que, de acordo com a regulação do Estado também estão com leitos lotados”, explica. E enquanto a vaga não surge, cada paciente é cuidado com dedicação e carinho pela equipe da UPA. “Temos equipe de enfermagem, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, médico, nutricionista, todos acompanhando cada paciente internado; nossa equipe também está comprometida em atualizar e dar atenção aos familiares de cada um”, acrescenta.

Contudo, reforça o gestor, sempre que o atendimento envolver situações de emergência/urgência, o recomendado é correr para a UPA. “Nesses casos, a equipe prioriza emergência/urgência e dá uma parada no apoio da baixa complexidade, o que, reforçamos mais uma vez, requer tempo e dedicação, afinal, estamos falando do risco de risco de vida e prezamos pela vida de todos que buscam os serviços municipais de saúde”, completa.

Veja o funcionamento de cada espaço

O PSF Novos Campos, a Upinha da Zola Leste, atende de forma estendida, de segunda à sexta-feira das 18 horas até às seis horas da manhã do dia seguinte. E das 7 da manhã às 19 horas aos sábados e domingos. Já o PSF do Santa Clara atende com horário estendido das 18 horas à meia-noite. E vale lembrar que ambos atendem normalmente como PSFs durante o dia.

E a UPA Sara Akemi Ichicava você já sabe: funciona 24 horas.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Prefeitura apoia campanha do Lions para arrecadar sucata eletrônica

Publicado

em

Por

Recursos serão destinados ao Hospital de Câncer de MT

Não compensa mais arrumar. Já veio outra tecnologia superior. Pois é… sabe aquele eletrônico que já foi muito útil, mas hoje já não serve mais e só ‘entulhando’ sua casa ou seu local de trabalho? Que tal liberar espaço e ainda ajudar o Hospital de Câncer de Mato Grosso?

Pois é, até o dia 5 de dezembro, todo o descarte de sucata eletrônica em Sorriso será destinado, pela campanha “Leve”, do Lions Clube, à instituição. Por meio do Eco Sorriso, a Prefeitura contribuirá com toda a logística para que os eletrônicos descartados na Estação de Sustentabilidade (localizada no Paço Municipal), assim como nos ecopontos, sejam destinados ao Lions, que, neste período, também está arrecadando doações em sua sede, na Rua Peixoto de Azevedo, 330, no Bairro Bela Vista.

As empresas que quiserem doar grandes volumes de material podem também agendar, junto ao Eco Sorriso, pelo 66 99603 7730 (Whats App), a entrega diretamente na Central de Triagem.

Bora ajudar? Você faz aquela faxina, deixa os ambientes mais livres, leves e agradáveis e ajuda a instituição de saúde que uma é referência em tratamento oncológico no Estado.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora