Há poucos dias da celebração do Dia dos Finados, (02 de novembro), o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, aproveita para orientar a população a cerca dos cuidados no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunia. . “Sabemos que todos costumam levar flores, lavar os túmulos e precisamos fazer isso com cuidado para evitar a proliferação de criadouros do Aedes no cemitério”, pontua a coordenadora do Departamento, Claudete Damasceno. “Também estamos no período de chuvas, então esse cuidado precisa ser redobrado”, afirma a profissional.
Claudete explica que o cemitério municipal está na lista dos pontos estratégicos com monitoramento quinzenal da equipe. Contudo, nesse período cabe a cada cidadão intensificar as ações de prevenção. ” A prevenção deve ser realizada de forma permanente por tods nós”, enfatiza.
Entre as recomendações, a coordenadora pede que a população faça furos nos vasos, remova pratinhos e qualquer tipo de embalagem plástica de arranjos e flores.
Confira algumas dicas da equipe:
– Retire os pratinhos nos vasos de plantas;
– Coloque terra ou areia até a borda nos vasos;
– Retire as embalagens plásticas ou celofane usados em flores e arranjos naturais e de plástico;
– Não deixe recipientes em cima dos túmulos (copos, garrafas, embalagens ou sacos plásticos);
– Não coloque água nos vasos das flores;
– Retire os suportes que usem água para a queima de velas – nesse caso, evitando também possíveis focos de incêndio.