Connect with us

BRASIL

Com pico de calor nesta quinta, 4 capitais podem bater recorde

Publicado

em

Cariocas se refrescam na praia do Leme em meio a forte onda de calor
Tânia Rêgo/Agência Brasil – 24.08.2023

Cariocas se refrescam na praia do Leme em meio a forte onda de calor

Uma semana depois de o Brasil regisrar temperaturas acima da média, a onda de calor ainda deve atingir seu pico nesta quinta-feira (16). No Centro-Oeste e Sudeste, regiões mais afetadas pelas altas temperaturas, ao menos quatro capitais devem ter máximas que variam entre 36°C a 42°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que 15 estados e o Distrito Federal permanecem em alerta de “grande perigo” devido ao calor excessivo. O aviso é válido até esta sexta (17).

Os termômetros vêm batendo recordes de temperaturas nos últimos dias devido à quarta onda de calor deste ano no país. Embora seja um fenômeno considerado comum para ocorrer durante a primavera, o evento está sendo amplificado por um El Niño intenso e pelos efeitos do aquecimento global.

Com isso, ao menos quatro capitais podem registrar recordes de temperaturas, são elas:

  • Brasília (DF);
  • Goiânia (GO);
  • São Paulo (SP);
  • Vitória (ES).

Embora um novo recorde não seja previsto, o ápice da onda de calor também deve ser sentido em Curitiba (PR), onde a máxima pode chegar a 32ºC.

Veja a previsão de máximas para hoje nas capitais:

  • Cuiabá (MT): 41ºC
  • Goiânia (GO): 39ºC
  • Rio de Janeiro (RJ): 40ºC
  • Teresina (PI): 39ºC
  • Campo Grande (MS): 38ºC
  • São Paulo (SP): 37ºC
  • Belo Horizonte (MG): 36ºC
  • Palmas (TO): 37ºC
  • Vitória (ES): 33ºC
  • Brasília (DF): 35ºC
  • Curitiba (PR): 32ºC

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora