Connect with us

Cuiabá

Com foco na valorização do turismo, cultura, regionalidade e culinária, estande da Prefeitura de Cuiabá é destaque da FIT Pantanal

Publicado

em

Com foco na valorização do turismo, cultura, regionalidade e culinária, o estand da Prefeitura de Cuiabá foi destaque na Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) deste ano, no Centro de Eventos do Pantanal.

Além da decoração irreverente e composta por elementos da cuiabania, entre oratórios, cristaleira, pilão, canoa e painel instagramável com imagens da igreja de São Benedito e Vila Cuiabana, estiveram entre os pontos que mais chamaram a atenção dos participantes para Cuiabá, nos quatro dias de evento (30/05 a 02/06), a participação das artesãs Julia Rodrigues e Oziane Rodrigues, que moldaram presencialmente peças de cerâmica e artefatos da fauna pantaneira, tais como araras, tucanos, tuiuiús, joão-de-barro, entre outros.

A Secretaria de Turismo também escolheu para abrilhantar o evento a Comadre Sebastiana, ícone da cultura local, e a cuiabana e Miss Plus Size Mato Grosso e Brasil, e ainda candidata a Miss Universo, Nathalia Viana.

Na culinária, além das opções típicas como Maria Izabel com farofa de banana, paçoca de pilão, chips de banana verde e guaraná ralado, Cuiabá trouxe o grande sucesso do Festival da Pamonha apresentado em rede nacional no Programa É de Casa, o Caldo de Quenga.

Conforme o secretário de Turismo, Lincoln Tadeu Sardinha Costa, cada detalhe apresentado na FIT foi pensado para levar o melhor de Cuiabá para o mundo.

“A feira é internacional e nós pensamos em cada detalhe que pudesse proporcionar aos visitantes o verdadeiro significado do que é Cuiabá. Por isso, trouxemos artesãos para mostrar nossa arte ceramista, a Comadre Sebastiana que representou nossa cultura e regionalidade de forma única, Nathalia Viana que é uma cuiabana que irá nos representar internacionalmente nos próximos dias, e nossa culinária inconfundível que ganhou o Caldo de Quenga como novo integrante. Tudo isso foi para deixar o gostinho de quero mais e o sucesso de visitação demonstrou que fomos felizes com nossas escolhas. Só gratidão a todos”, enfatizou o secretário.

A Secretaria apresentou ainda vídeos sobre a evolução estrutural de Cuiabá e fez exposição de peças artesanais produzidas por alunos da Comunidade Coxipó do Ouro através do Projeto Turis Amando Cuiabá, desenvolvido pela pasta para fomentar o turismo local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora