Durante o Ensino Médio, há 13 anos, Mônica Guo e Gustavo Ornelas se viram pela primeira vez. Apesar de terem perdido o contato na universidade , anos depois, em 2018, os dois se reencontraram.
Os seis anos de namoro que antecederam o casamento foram marcados por um período de distância, já que Gustavo fez um mestrado em outro país. Apesar da dificuldade, o casal teve ainda mais certeza de que queriam viver para sempre juntos.
O pedido de casamento veio durante uma viagem a Gramado. “O Gustavo falou que tinha marcado um ensaio fotográfico para nós no Lago Negro e, quando eu cheguei lá, já na primeira foto, fui surpreendida com o pedido”, compartilha Mônica.
Para Mônica, o sonho de se casar sempre fez parte de sua vida. Apesar de nunca ter imaginado exatamente como seria o grande dia, ela e Gustavo sabiam que queriam incorporar elementos da cultura chinesa na cerimônia.
Com cerimonial de Hyathama Pires, o casamento foi realizado no Brasília Palace. A responsável por atender os pedidos dos noivos para a decoração foi Maria Tereza Cavalcanti, que utilizou luminárias, leques e sombrinhas tradicionais chinesas. O mobiliário mais moderno, as flores coloridas e o design assinado por Sofia Peixoto contribuíram para a ambientação.
Conduzida pela juíza de paz Vera Shirley, a cerimônia emocionou a todos. A noiva, em um vestido clássico adquirido na China, exalava alegria, assim como Gustavo.
Após saborearem o buffet da Unique e o bolo e doces criados por TB Cake, Maggiore e Cecília Falcão, os convidados seguiram para a pista de dança, animada pela Artfex Music e pelos DJs Pedro Lima, Listen Copy Paste e Nyka.
Os recém-casados seguem para a lua de mel em Cancún. “Escolhemos um resort para descansarmos depois de toda essa correria do casamento”, conta Mônica.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.