Connect with us

Diamantino

Com apenas 17 anos, estudante diamantinense conquista o título de Campeão Brasileiro Regional de Judô

Publicado

em

Luiz Henrique Bomfim de Brito, de 17 anos, é morador de Diamantino-MT (a 180km da capital Cuiabá), e conquistou nos dias 01 e 02 de abril, o título de Campeão Brasileiro Regional de Judô (região IV) em Brasília-DF. O jovem atleta, que competiu na categoria sub 18 Masculino Médio (-81Kg), compôs parte da delegação mato-grossense de judô junto de mais dois representantes diamantinenses.

Estudante do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Plena Plácido de Castro, o faixa roxa Luiz Henrique Bomfim contou que iniciou no esporte quando se mudou para Diamantino no ano de 2017.

“Diamantino me deu essa oportunidade, eu nunca tinha praticado o judô antes, foi tudo muito rápido, assim que eu me mudei já comecei a ir às aulas. No início, alguns amigos participavam comigo, mas aos poucos foram parando e eu continuei, mesmo mudando para diferentes bairros da cidade”, comentou.

O atleta também lembrou da emoção, quando de dentro do tatame percebeu que conquistou o tão sonhado primeiro lugar no pódio.

“Estava bem ansioso, a única coisa que passava na minha cabeça era ‘eu preciso ganhar’, como um mantra. Quando percebi que faltavam apenas nove segundos, não acreditei que realmente tinha conseguido. Comecei a sorrir e lembrei de todos os campeonatos que perdi, lembrei do meu sensei e de tudo que me fez estar ali naquele momento. Também senti que minha família estava me assistindo”, destacou.

O jovem ainda relembrou os momentos difíceis que passou no esporte e como sua paixão pelo judô e por pessoas especiais o ajudou na superação dos desafios.

“Faz dois anos que eu participo de competições e nunca tinha me destacado. É frustrante ver toda a sua dedicação de meses não ser o suficiente para conquistar uma boa colocação. Eu bati na trave desde que comecei. Toda vez que eu deitava minha cabeça na cama pensava em dar o meu melhor no outro treino, até honrar minha família e meu sensei”, frisou.

“Comprometimento, dedicação, disciplina e amadurecimento”, esses foram os valores que o judoca Luiz Henrique compartilhou ter em sua rotina após começar a praticar o esporte.

O atleta, que é diamantinense de coração, deixou uma mensagem para os esportistas e entusiastas do judô que estão passando por dificuldades. “Não desista, eu sei que não é fácil, mas é por meio das tentativas que tudo dá certo. Foca nos treinos e nas pessoas que te fazem bem. Todo o seu esforço vai valer a pena”.

DIAMANTINO NO JUDÔ NACIONAL

Também participaram do Campeonato Brasileiro de Judô Região IV, o sensei Diego Nunes Camargo na categoria -81Kg sênior e o judoca Marcos Antônio Buche Sampaio na categoria -81Kg sênior, ambos de Diamantino. A ida a Brasília-MT contou com o apoio da Prefeitura de Diamantino por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Diego Nunes Camargo é professor de judô no município há mais de 15 anos e coordena as aulas do projeto realizado pela Associação de Judô de Diamantino juntamente com a Secretaria de Esportes e Lazer.

“Poder participar de um evento nacional representando Diamantino me traz um sentimento de alegria. Trabalho há anos com o judô no município e fico feliz de ver o resultado dos meus alunos. O Luiz trouxe o primeiro ouro nacional do projeto e tenho certeza que mais virão”, ressaltou

Há 10 anos no judô, Marcos Antônio Buche Sampaio comentou sobre o perfil da equipe diamantinense e a expectativa para os próximos campeonatos.

“Estamos com uma equipe forte e com boas chances de continuar ganhando e representando Diamantino. Treinamos bastante para participar dos campeonatos e estamos buscando o melhor resultado para trazer para casa”, frisou.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora