Connect with us

BRASIL

Com a queda das temperaturas, cães idosos precisam de cuidados especiais

Publicado

em

Com a queda das temperaturas, cães idosos precisam de cuidados especiais
Redação GPS

Com a queda das temperaturas, cães idosos precisam de cuidados especiais

Pode ser que você já tenha sentido dores articulares durante o inverno , mas já parou para pensar que os cães , principalmente os idosos, também podem sofrer durante a estação mais fria do ano?

Segundo o ortopedista e neurocirurgia veterinário Renato Barbosa, as baixas temperaturas podem afetar a circulação sanguínea em cães idosos, levando à rigidez e dor nas articulações. Ainda, o frio pode piorar condições já existentes, como osteoartrose e artrite.

As patologias articulares mais comuns em cães idosos incluem osteoartrose secundária a doenças articulares de origem genética, como displasia coxofemoral, displasia do cotovelo, luxação de patela e osteocondrite dissecante do ombro.

Foto: Unsplash

“Outras causas podem ser lesões traumáticas, insuficiência do ligamento cruzado cranial do joelho, fraturas ou infecções articulares. Sinais clínicos de dores articulares incluem claudicação, rigidez articular após repouso, relutância em passear, subir escadas ou saltar, lamber excessivamente as articulações doloridas e inchaço ou vermelhidão nas articulações afetadas”, esclarece o veterinário.

Para evitar que os pets sofram com esses problemas, os tutores devem tomar alguns cuidados. As medidas preventivas incluem evitar o sobrepeso dos pets, manter o cão aquecido, fornecer uma cama macia, evitar pisos escorregadios e levá-los para caminhadas regulares.

“É recomendado isolar a cama com um tapete emborrachado, evitar locais com correntes de ar, colocar uma manta ou cobertor sobre o cão quando ele estiver dormindo e vestir o cão com roupinhas para pets”, explica o profissional.

Se você tem um cão idoso em casa, fique atento aos sinais de alerta, como falta de disposição para passear, brincar e se alimentar, passos curtos ou rígidos, dificuldade para se levantar, sentar ou deitar, dificuldade para se agachar ao fazer necessidades fisiológicas, mancar, ficar mais tempo deitado, lamber ou mordiscar as articulações.

The post Com a queda das temperaturas, cães idosos precisam de cuidados especiais first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora