Conforme as informações, três tripulantes equatorianos foram presos. O trio navegava com o narcossubmarino em direção à América Central . Na viagem, os detidos levavam 42 pacotes de alimentos e equipamentos de navegação e comunicação.
A imprensa local informou que os investigadores colombianos têm evidências de que a embarcação pertence a um grupo criminoso que transporta cocaína para a área de fronteira entre a Guatemala e México.
O narcossubmarino apreendido tem 15 metros de comprimento e teria saído da costa de Tumaco, sendo interceptado nas proximidades da Baía de San Ignacio. Após a fiscalização, os oficiais identificaram os pacotes de droga , que estava embrulhada em borracha e papel celofane.
Um vídeo compartilhado pela Marinha da Colômbia mostra como os militares encontraram o material, abrindo a escotilha, no topo do veículo, e no fundo do compartimento havia os pacotes de cocaína.
Os três responsáveis pelo transporte foram apresentados a um juiz de controle de garantias. Eles foram acusados pelos crimes de tráfico agravado, fabricação ou posse de drogas; e construção, venda ou posse de semissubmersíveis. Os equatorianos negaram o crime .
De acordo com a Marinha do país, o submarino tem cerca de 2,5 metros e sofria com entrada de água em seu interior quando foi descoberto, no domingo (12). Os militares informaram que houve um vazamento de gases tóxicos do combustível da embarcação, o que contaminou o ambiente.