O Edital Circula Lucas, de iniciativa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, já está dando frutos. No dia 24 de junho, a Editora Sociedade Literária, selecionada no certame na categoria literatura, lançou a coletânea de poemas e poesias góticas “Sombras e Suspiros: para noites sem lua”.
O projeto foi um dos selecionados no Edital Circula Lucas, que visa fomentar o circuito cultural de antigos ou novos projetos existentes no âmbito municipal e seus ciclos de criação, produção, circulação, formação, difusão e fruição de bens e serviços culturais. O livro conta com poesias e poemas que foram escritos por autores luverdenses.
“Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão pelo apoio recebido através do Edital Circula Lucas. Este projeto não teria sido possível sem o generoso patrocínio e a confiança depositada em nosso trabalho. Agradecemos a Secretaria de Cultura e Turismo e ao Conselho Municipal de Políticas Culturais por acreditarem na importância da literatura e do gênero gótico em nossa comunidade, pois o apoio de vocês é fundamental para a promoção da cultura e para o incentivo à leitura e à produção literária. Muito obrigado por tornarem este projeto uma realidade”, agradeceu a fundadora da Editora Sociedade Literária, Andrômeda Surak Doge.
A proposta cultural contou com duas etapas antes da publicação do livro: a realização do Workshop de Poesias Góticas, no Centro Universitário Internacional – UNINTER, e a noite de premiação com apresentações dos poemas selecionados, no Porto Food Park.
Feliz em ver mais um fruto do seu trabalho no setor de fomento acontecendo, a supervisora técnica de Cultura, Christine Rigo, parabenizou a iniciativa dos autores e falou sobre a importância dos projetos literários.
“Apoiar projetos de literatura para jovens é ajudá-los a explorar suas próprias identidades, fornecendo modelos de comportamentos, inspiração, pensamento crítico e a empatia. A literatura é uma expressão vital da cultura, atuando como um reflexo e um molde da sociedade em que vivemos. Ela preserva histórias, tradições e valores, passando-os de geração em geração, pois ao se engajar com textos literários, os indivíduos não apenas se conectam com o passado, mas também moldam o futuro, contribuindo para uma cultura viva e em constante evolução. Já a literatura gótica, exerce um fascínio particular sobre os jovens, oferecendo um escape para mundos sombrios e misteriosos que estimulam a imaginação. Com seus elementos de horror, suspense e romance, essa forma literária explora temas profundos como medo, morte e o sobrenatural, que ressoam fortemente durante a fase de descoberta e autoconhecimento típica da juventude”.
A coletânea “Sombras & Suspiros” já está disponível on-line e pode ser acessada no anexo do fim da matéria.
Sobre o edital
Com o investimento de R$ 375 mil, o Circula Lucas é o maior edital da Cultura do município com recursos próprios, e é uma das ações de promoção e democratização do acesso aos recursos do Fundo Municipal da Cultura, para o patrocínio de projetos culturais em todas as regiões da cidade.
O certame selecionou 15 projetos culturais da cidade para receber patrocínio, que serão realizados pelos proponentes ao longo do ano.
Conheça aqui os projetos selecionados no edital: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/publicacoes/1570/resultado_final_de_projetos_selecionados_edital_n02-_24_-circula_lucas_03.05.pdf
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT