Connect with us

BRASIL

COI divulga palavras que devem ser banidas durante cobertura das Olimpíadas de Paris

Publicado

em

COI divulga palavras que devem ser banidas durante cobertura das Olimpíadas de Paris
Redação GPS

COI divulga palavras que devem ser banidas durante cobertura das Olimpíadas de Paris

O Comité Olímpico Internacional (COI) publicou um documento de 33 páginas com orientações aos jornalistas que cobrirão os Jogos Olímpicos de Paris . As ‘diretrizes de representação’ listam palavras que não devem ser utilizadas para se referirem aos atletas transgênero que competirão em Paris 2024.

A publicação diz que o sexo de uma pessoa não é “atribuído apenas com base na genética”. Termos como ‘nascido homem’, ‘nascido mulher’, ‘biologicamente masculino’ e ‘biologicamente feminino’, são considerados como “linguagem problemática”.

O material também recomenda palavras para os jornalistas usarem em suas reportagens sobre atletas.

A lista provocou indignação entre ex-atletas olímpicos, sob o argumento de permitir vantagens injustas durante a competição e não garantir a igualdade para as mulheres na sua própria categoria.

Atletismo, ciclismo, natação, rúgbi e remo estão entre os esportes que proíbem competidoras transgênero nas Olimpíadas e outros eventos importantes, caso tenham passado pela puberdade feminina.

Os Jogos Olímpicos de Paris começam em 26 de julho e vão até 11 de agosto.

The post COI divulga palavras que devem ser banidas durante cobertura das Olimpíadas de Paris first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora