Em comemoração aos 22 anos da unidade, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria Segurança Pública (Sesp-MT), homenageou, nesta sexta-feira (06.12), 22 personalidades com a honraria das Comunicações da Segurança Pública de Mato Grosso.
O evento foi marcado por homenagens e despedida, com a saída do delegado Cláudio Alvares Sant’Ana da superintendência do Ciosp, que será assumida pelo tenente coronel PM, Wangles dos Santos Lino.
O secretário adjunto de Inteligência, Valter Furtado Filho, representando o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Augusto Roveri, agradeceu a todos os homenageados pela contribuição aos serviços prestados pelo Ciosp à sociedade.
O novo secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho de Oliveira, que também foi homenageado quando ocupava o cargo de corregedor geral da Polícia Militar, destacou a importância do Centro Integrado como um elo entre a sociedade e as forças policiais, e para a manutenção da ordem e da segurança.
“Dentro do pilar da integração das forças de segurança, a atribuição de comunicação do CIOSP é indispensável para a eficiência dos órgãos públicos. Parabéns aos agraciados que contribuíram de maneira eficiente para que a comunicação chegue em todos os cantos de Mato Grosso”, explanou.
O ex-superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alves Sant’Ana, que comandou a homenagem, agradeceu ao secretário de Segurança, coronel PM César Roveri, e ao Governo de Mato Grosso pelo apoio na criação dos programas desenvolvidos pelo Ciosp durante sua gestão.
“Agradeço também ao nosso governador Mauro Mendes pelo esforço em prol da segurança pública do Estado, que nos últimos dois anos enviou mais de R$ 100 milhões de investimentos em câmeras de monitoramento, rádios digitais. Eu só tenho a agradecer”, destacou em sua fala de despedida.
Veja a lista dos 22 agraciados:
Orlando de Almeida Perri – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso;
Celia Regina Vidotti – Juíza da Vara Especializada em Ações Coletivas de Cuiabá;
Waldir Júlio Teis – Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso;
Henrique Correia da Silva Santos – Cel PM/Coordenador Militar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso;
A primeira-dama de MT, Virginia Mendes, foi agraciada nesta quarta-feira (12.12), na Câmara Municipal de São Paulo, durante a sessão especial oferecida pelo vereador Gilberto Nascimento, com a Medalha ‘Mérito das Forças do Brasil, Grau Cavaleiro’, da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU (ABFIP), fundada e presidida pelo Dr. Walter Mello Vargas. A indicação foi feita pelo diretor de Relações Públicas da ABFIP, tenente Bispo, pelos relevantes serviços sociais dedicados pela primeira-dama do Estado de maneira voluntária.
As Forças de Paz do Brasil foram instituídas em novembro de 1956, por meio do Decreto nº 61/56, para integrar a Força Internacional de Emergência no Egito. Desde então, atuam em todos os continentes com o objetivo de preservar a memória das forças e projetar valores futuros. Com a Medalha da Ordem Mérito das Forças de Paz do Brasil – Grau Cavaleiro, a finalidade é premiar e reverenciar nobres atributos daqueles que tenham praticado ações humanitárias.
A primeira-dama Virginia Mendes agradeceu pelo reconhecimento e lembrou que a honraria aumenta ainda mais sua responsabilidade com as atividades voluntárias que exerce.
“Como primeira-dama de Mato Grosso, é uma honra receber esta honraria tão importante. Ela aumenta ainda mais a minha responsabilidade na missão voluntária que exerço. Agradeço toda a atenção dispensada pelo vereador Gilberto Nascimento e sua equipe; também agradeço ao Dr. Walter Mello, que se dedica de maneira intensa às ações de paz; e especialmente ao tenente Bispo por ter indicado meu nome. Essa homenagem ficará guardada para sempre em meu coração”, agradeceu Virginia Mendes.
O vereador Gilberto Nascimento destacou a importância do reconhecimento e das ações da primeira-dama Virginia Mendes. “O tema de paz é para todos nós, não tem limite. Se a gente tem a possibilidade de reconhecer essas pessoas, assim devemos fazer. Com imensa alegria, recebemos a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que desenvolve um trabalho com reconhecimento internacional, como o trabalho que ela faz com o Parajiu-jitsu, coisas que a gente não imagina, mas tem uma primeira-dama de Estado preocupada com meninos e meninas que muitas vezes são esquecidos. É nos detalhes que a gente vê o coração de pessoas sérias e comprometidas. Parabéns ao Estado de Mato Grosso por ter a primeira-dama Virginia Mendes”, destacou o vereador.
“Parabéns, dona Virginia Mendes, pela merecida condecoração. Quando o tenente Bispo retornou de Mato Grosso, nos trouxe ótimas referências do seu trabalho voluntário. Essa honraria é mais que merecida”, declarou o presidente da ABFIP, Dr. Walter Mello.
“Essa é uma Comenda muito especial. Deus abençoe a senhora por todo o seu esforço e dedicação. Sua história será eternizada em nossa instituição”, ressaltou o tenente Bispo.
Na cerimônia, também foram homenageados os mato-grossenses: o artista plástico cuiabano e escritor Paulo Laurentino; a jornalista Lauristela Guimarães; e o prefeito eleito de Porto Estrela, Márcio Pescador.