O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) concedeu, na noite dessa quinta-feira (03.08), a “Medalha de Aviação Mérito Águia Uno” a 47 personalidades civis e militares que contribuíram com as missões da unidade especializada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O evento contou com a presença do governador Mauro Mendes e da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que foi agraciada com a maior honraria da aviação da Segurança Pública.
A primeira-dama, Virginia Mendes, agradeceu o empenho de todos os servidores que atuam nas operações aéreas de proteção à vida e assistência social.
“Sou grata a todos os homens e mulheres que dedicam suas vidas pela aviação da Segurança Pública do nosso estado, de maneira especial. Agradeço todos os esforços nas missões reservadas ao salvamento de vítimas; nas missões sociais como ocorre em locais distantes para a entrega de alimentos; dentre outras ações que tanto nos honram com dedicação, compromisso e eficiência”, enfatizou.
O governador Mauro Mendes elogiou as missões desenvolvidas pelo Ciopaer durante a pandemia.
“Na nossa maior crise sanitária, o Ciopaer foi fundamental e tinha a importante missão de receber de Brasília, a tão esperada e valiosa vacina, e em 24 horas distribuir para os polos regionais para que chegasse aos 141 municípios de Mato Grosso”, destacou.
O governador também citou a aquisição de uma aeronave para a unidade especializada e da primeira ocorrência em que ela foi utilizada, para levar um morador do interior do Estado até o Paraná para um transplante de órgão, logo depois dele ter recebido um telefonema do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) informando sobre a identificação de um doador.
“O cidadão chegou de carro em Cuiabá, pegou o primeiro voo e conseguimos enviá-lo a Curitiba e uma vida de muito sofrimento foi tirada naquele momento do coração dessa pessoa”, lembrou Mauro Mendes.
Ao agradecer a condecoração, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino, destacou a parceria do Governo do Estado com o TJMT.
“O Poder Judiciário tem a sua parcela de compromisso nessa engrenagem, chamada Estado. Essa engrenagem bem conduzida que estamos vivenciando hoje, em uma época que tenho orgulho de ser mato-grossense, de estar em um estado em que somos reconhecidos como estado organizado, ordenho e principalmente com sua cúpula unida”, ressaltou.
O comandante do Ciopaer, tenente-coronel Ernesto Xavier de Lima Júnior, pontuou que nesse período de atividades nos 141 municípios de Mato Grosso, o Ciopaer tem levado esperança nas suas diversas missões. “O Ciopaer tem 17 anos de história, de bons serviços prestados a sociedade. Através do Governo do Estado, o Ciopaer tem levado esperança as pessoas que precisam de socorro, de resgate, transplante e transporte de órgão. O Ciopaer, além disso, ainda faz sua missão principal que é apoiar os órgãos de segurança pública”, destacou.
A medalha é a maior honraria da aviação da Segurança Pública do Estado destinada a personalidades que contribuíram expressivamente para as atividades relacionadas ao Ciopaer. Desde que foi instituída, em 3 de agosto de 2016, por meio do decreto 656, mais de 200 homenagens foram prestadas. Nesta 7ª edição, foram condecorados aqueles que atuaram em parceria com o Ciopaer ao longo do ano de 2022.
Confira a lista dos homenageados:
Primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes Desembargadora Clarice Claudino Senador Jayme Campos Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Luciana Bragança Brandão da Silva Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Vivian Rizziolli Corrêa Tenente Coronel PM, Waldiley Alencar Taques do Valle Tenente Coronel PM, Sara Cristina da Silva Tenente Coronel PM, Adonival Coelho de Souza Junior Tenente Coronel PM, Rafael Dias Guimarães Tenente Coronel PM, Cláudia Regina Soares Tenente Coronel PM, Murilo Franco de Miranda Tenente Coronel PM, Bruno Marcel Souza Tocantins Tenente Coronel PM, Susane Tamanho Tenente Coronel PM, Frederico Correa Lima Lopes Tenente Coronel PM, Marcos Antônio Rodrigues de Amorim Tenente Coronel PM, Wangles dos Santos Lino Tenente Coronel PM, Monalisa Marcielle Furlan Toledo Tenente Coronel PM, Alexandre Fontes Teixeira Procurador-Geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior Maj Av Victor Hugo da Silva Lima Major da PM Raissa Helena Amorim Farinha Capitão do Corpo de Bombeiros, Felipe Karim Shiro Capitão da PM, Michael Ferreira Berbel Delegada de Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel Delegado de Polícia Civil, Rodrigo Bastos da Silca Delegada de Polícia Civil, Juliana Chiquito Palhares Delegado de Polícia Civil, Cláudio Alvarez Sant’ana Delegado de Polícia Civil, José Carlos de Almeida Júnior Presidente do Detran-MT, Gustavo Reis L. de Vasconcelos Secretário Adjunto, Jean Carlos Gonçalves Secretária Adjunta Lenice Silva dos Santos Barbosa 1º Tenente da Polícia Militar, José Maurício Neiva Alves 1º Tenente da Polícia Militar, Cristiano Franco de Miranda Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Maurício André Ely de Mattos Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Leandro Gustavo Alves Sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Natanael Mayer Junior Sargento PM Danilo da Silva Cardoso Sargento PM Francisco Oliveira Dutra Investigador de Polícia Roberto Sales Servidor Público Luiz Carneiro Servidora Pública Alecy Alves Servidora Pública Alessandra Cristina Ferreira de Moraes Servidora Pública Daniely Beatrice Ribeiro do Lago Presidente de Sindicato Thiago Stefanello Nogueira Chefe de Departamento Josimar Bruno da Silva Empresário Hélio Vicente Empresário Márcio Matos
A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.
A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.
De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.
Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.