Connect with us

MATO GROSSO

Ciopaer homenageia 47 personalidades que contribuem com missões aéreas da Segurança Pública

Publicado

em

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) concedeu, na noite dessa quinta-feira (03.08), a “Medalha de Aviação Mérito Águia Uno” a 47 personalidades civis e militares que contribuíram com as missões da unidade especializada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O evento contou com a presença do governador Mauro Mendes e da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que foi agraciada com a maior honraria da aviação da Segurança Pública.

A primeira-dama, Virginia Mendes, agradeceu o empenho de todos os servidores que atuam nas operações aéreas de proteção à vida e assistência social.

“Sou grata a todos os homens e mulheres que dedicam suas vidas pela aviação da Segurança Pública do nosso estado, de maneira especial. Agradeço todos os esforços nas missões reservadas ao salvamento de vítimas; nas missões sociais como ocorre em locais distantes para a entrega de alimentos; dentre outras ações que tanto nos honram com dedicação, compromisso e eficiência”, enfatizou.

O governador Mauro Mendes elogiou as missões desenvolvidas pelo Ciopaer durante a pandemia.

“Na nossa maior crise sanitária, o Ciopaer foi fundamental e tinha a importante missão de receber de Brasília, a tão esperada e valiosa vacina, e em 24 horas distribuir para os polos regionais para que chegasse aos 141 municípios de Mato Grosso”, destacou.

O governador também citou a aquisição de uma aeronave para a unidade especializada e da primeira ocorrência em que ela foi utilizada, para levar um morador do interior do Estado até o Paraná para um transplante de órgão, logo depois dele ter recebido um telefonema do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) informando sobre a identificação de um doador.

“O cidadão chegou de carro em Cuiabá, pegou o primeiro voo e conseguimos enviá-lo a Curitiba e uma vida de muito sofrimento foi tirada naquele momento do coração dessa pessoa”, lembrou Mauro Mendes.

Ao agradecer a condecoração, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino, destacou a parceria do Governo do Estado com o TJMT.

“O Poder Judiciário tem a sua parcela de compromisso nessa engrenagem, chamada Estado. Essa engrenagem bem conduzida que estamos vivenciando hoje, em uma época que tenho orgulho de ser mato-grossense, de estar em um estado em que somos reconhecidos como estado organizado, ordenho e principalmente com sua cúpula unida”, ressaltou.

O comandante do Ciopaer, tenente-coronel Ernesto Xavier de Lima Júnior, pontuou que nesse período de atividades nos 141 municípios de Mato Grosso, o Ciopaer tem levado esperança nas suas diversas missões. “O Ciopaer tem 17 anos de história, de bons serviços prestados a sociedade. Através do Governo do Estado, o Ciopaer tem levado esperança as pessoas que precisam de socorro, de resgate, transplante e transporte de órgão. O Ciopaer, além disso, ainda faz sua missão principal que é apoiar os órgãos de segurança pública”, destacou.

A medalha é a maior honraria da aviação da Segurança Pública do Estado destinada a personalidades que contribuíram expressivamente para as atividades relacionadas ao Ciopaer. Desde que foi instituída, em 3 de agosto de 2016, por meio do decreto 656, mais de 200 homenagens foram prestadas. Nesta 7ª edição, foram condecorados aqueles que atuaram em parceria com o Ciopaer ao longo do ano de 2022.

Confira a lista dos homenageados:

Primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes
Desembargadora Clarice Claudino
Senador Jayme Campos
Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Luciana Bragança Brandão da Silva
Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Vivian Rizziolli Corrêa
Tenente Coronel PM, Waldiley Alencar Taques do Valle
Tenente Coronel PM, Sara Cristina da Silva
Tenente Coronel PM, Adonival Coelho de Souza Junior
Tenente Coronel PM, Rafael Dias Guimarães
Tenente Coronel PM, Cláudia Regina Soares
Tenente Coronel PM, Murilo Franco de Miranda
Tenente Coronel PM, Bruno Marcel Souza Tocantins
Tenente Coronel PM, Susane Tamanho
Tenente Coronel PM, Frederico Correa Lima Lopes
Tenente Coronel PM, Marcos Antônio Rodrigues de Amorim
Tenente Coronel PM, Wangles dos Santos Lino
Tenente Coronel PM, Monalisa Marcielle Furlan Toledo
Tenente Coronel PM, Alexandre Fontes Teixeira
Procurador-Geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior
Maj Av Victor Hugo da Silva Lima
Major da PM Raissa Helena Amorim Farinha
Capitão do Corpo de Bombeiros, Felipe Karim Shiro
Capitão da PM, Michael Ferreira Berbel
Delegada de Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel
Delegado de Polícia Civil, Rodrigo Bastos da Silca
Delegada de Polícia Civil, Juliana Chiquito Palhares
Delegado de Polícia Civil, Cláudio Alvarez Sant’ana
Delegado de Polícia Civil, José Carlos de Almeida Júnior
Presidente do Detran-MT, Gustavo Reis L. de Vasconcelos
Secretário Adjunto, Jean Carlos Gonçalves
Secretária Adjunta Lenice Silva dos Santos Barbosa
1º Tenente da Polícia Militar, José Maurício Neiva Alves
1º Tenente da Polícia Militar, Cristiano Franco de Miranda
Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Maurício André Ely de Mattos
Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Leandro Gustavo Alves
Sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Natanael Mayer Junior
Sargento PM Danilo da Silva Cardoso
Sargento PM Francisco Oliveira Dutra
Investigador de Polícia Roberto Sales
Servidor Público Luiz Carneiro
Servidora Pública Alecy Alves
Servidora Pública Alessandra Cristina Ferreira de Moraes
Servidora Pública Daniely Beatrice Ribeiro do Lago
Presidente de Sindicato Thiago Stefanello Nogueira
Chefe de Departamento Josimar Bruno da Silva
Empresário Hélio Vicente
Empresário Márcio Matos

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora