O Cine Brasília está de volta com uma programação recheada de novidades de 20 a 26 de junho. A reabertura do local acontece após a cerimônia que marcou o relançamento da gestão compartilhada entre a Organização da Sociedade Civil Box Cultural e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Entre os destaques, estão a estreia de longas-metragens, o retorno das sessões infantis, e a renovação da programação regular. Além disso, as reuniões on-line e mensais do Conselho Consultivo também estão de volta, reforçando o compromisso com a comunidade e a cultura cinematográfica.
Estreias
O público do Cine Brasília poderá conferir a estreia de três longas-metragens: ‘A Filha do Palhaço’, ‘O Estranho’ e ‘Meu Sangue Ferve Por Você’.
Meu Sangue Ferve Por Você
É dirigido por Paulo Machline, é um destaque especial. O filme narra a vida do icônico cantor Sidney Magal, interpretado por Filipe Bragança, e explora o amor à primeira vista com Magali West, vivida por Giovana Cordeiro. A trama, ambientada a partir de 1982, passa pelo romance, as descobertas no cenário musical e os desafios enfrentados por Magal ao longo de sua carreira. Sidney Magal, um dos maiores artistas brasileiros, teve uma trajetória marcada por sua ascensão nos anos 70 e 80, onde brilhou como cantor de músicas românticas, sensuais e ciganas.
A Filha do Palhaço
Dirigido por Pedro Diogenes, apresenta a história de Joana, uma adolescente de 14 anos que se reaproxima de seu pai humorista, Renato, conhecido pelo personagem Silvanelly. O filme mistura drama e humor, prometendo emocionar o público ao retratar os laços afetivos que persistem através dos desafios da vida.
O Estranho
Das diretoras Flora Dias e Juruna Mallon, se passa no aeroporto de Guarulhos e explora a história de Alê, interpretada por Larissa Siqueira. Alê, uma funcionária de pista, vê sua história familiar entrelaçada com a construção do aeroporto, enquanto lida com as memórias e perspectivas de um futuro em um território em constante transformação.
Programação regular e curta-metragem
Além das estreias, o Cine Brasília traz em sua programação regular o clássico ‘ A Hora da Estrela’ , da diretora Suzana Amaral. O filme, baseado no romance de Clarice Lispector, foi restaurado em 4K e promete encantar tanto novos espectadores quanto aqueles que desejam reviver essa obra-prima.
Outro destaque é o curta-metragem ‘ Virtual Genesis’ , de Arthur B. Senra, o primeiro selecionado na Chamada Pública, que traz uma narrativa inovadora e envolvente.
PROGRAMAÇÃO 20 a 26 DE JUNHO
QUINTA-FEIRA, 20/06
10h00 – Masterclass de Distribuição e Mercado com Felipe Lopes (vagas esgotadas) 10h00 – Kung Fu Panda 4
14h00 – A Filha do Palhaço
16h00 – Virtual Genesis + O Estranho
18h15 – Meu Sangue Ferve Por Você
20h15 – A Hora da Estrela
SEXTA-FEIRA, 21/06
10h00 – Kung Fu Panda 4
14h00 – A Filha do Palhaço
16h00 – Virtual Genesis + O Estranho
18h15 – Meu Sangue Ferve Por Você
20h15 – A Hora da Estrela
SÁBADO, 22/06
10h00 – Kung Fu Panda 4
14h00 – A Filha do Palhaço
16h00 – Virtual Genesis + O Estranho
18h15 – Meu Sangue Ferve Por Você
20h15 – A Hora da Estrela
DOMINGO, 23/06
10h00 – Kung Fu Panda 4
14h00 – A Filha do Palhaço
16h00 – Virtual Genesis + O Estranho
18h15 – Meu Sangue Ferve Por Você
20h15 – A Hora da Estrela
SEGUNDA-FEIRA, 24/06
14h00 – A Filha do Palhaço
16h00 – Virtual Genesis + O Estranho
19h00 – Sessão Especial + debate – Toda Noite Estarei Lá
TERÇA-FEIRA, 25/06
10h00 – Reunião do Conselho Consultivo do Cine Brasília (Virtual)
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.