A programação do Cine Brasília desta semana (15 a 21 de agosto) traz histórias de amor, criatividade e quebra do status-quo como temas principais dos longas “Os Inseparáveis”, “Família”, “Filho de Boi” e “O Contato”. A semana também conta com a Mostra 3x Truffaut, realizada pelo Instituto Francês, até o 27 de agosto e com entrada gratuita.
A animação Os Inseparáveis, de Jérémie Degruson, que tem Marcos Carnevale como roteirista responsável pelo sucesso indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, Toy Story (1995), conta a história a partir do momento em que bonecos ganham vida em um teatro, entre eles o protagonista Don, que quer desbravar o mundo e acaba conhecendo o DJ de pelúcia Doggie Dog. Juntos, eles partem em busca de transformar seus sonhos em realidade.
Já o longa Família, de Izuru Narushima, é um drama japonês que traz um olhar especial sobre a comunidade brasileira que vive no Japão, e acompanha de perto a história de uma família que tenta se unir, apesar das diferenças. O filme que recebeu o prêmio de Melhor Ator na edição deste ano do Kinema Junpo Awards.
O drama Filho Do Boi, de Haroldo Borges, narra a história de João, um garoto tímido de 13 anos que mora no sertão baiano. Em um cenário cada vez maior de isolamento, onde rompe o vínculo com seu pai e não possui amigos, ele decide fugir após a chegada de um circo na cidade. Os longas Os Inseparáveis e Filho De Boi possuem recursos de acessibilidade disponíveis em segunda tela.
O documentário Contato, de Vicente Ferraz, acompanha três personagens que transitam entre suas aldeias e a cidade indígena de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e explora também as ameaças do narco-garimpo à região.
Também está em exibição o curta-metragem selecionado na Chamada Pública de Curtas do Cine Brasília, o drama mineiro Ramal, de Higor Gomes, que tem mais de 10 premiações, entre elas da 30ª edição do Festival Internacional de Cinema de Valdivia (FICValdivia), da 12ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, e da 34ª edição do Festival Internacional de Curtas de São Paulo (Curta Kinoforum).
O enredo traz alguns jovens que se encontram durante à tarde, e se preparam para os novos desafios da vida, que estão no horizonte.
Mostra e sessão especial
Uma novidade é a parceria com o Instituto Francês, que traz a gratuita Mostra 3x Truffaut, com três dos 26 filmes icônicos do diretor francês François Truffaut, responsável pelo clássico A Noite Americana, ganhador do Oscar em 1974. Serão exibidas as produções A História De Adèle H, A Idade da Inocência, e Jules e Jim: Uma Mulher Para Dois.
O documentário A Câmara, de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão, sobre o sistema político brasileiro, será exibido em sessão especial e gratuita seguida de debate com a equipe do filme, mediado pelo jornalista Sylvio Costa. Temas como direitos reprodutivos, educação, estado laico, racismo e polarização política vem à tona, enquanto as deputadas são mostradas de perto.
Serviço
Onde: Cine Brasília – Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 Quando: de 15 à 21 de agosto (todos os dia) Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), na bilheteria do cinema, entre às 9h e 21h, ou no site Mais informações: @cinebrasiliaoficial ou WhatsApp: 61 99878-2198
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.