Connect with us

MATO GROSSO

Cinco delegacias da Capital são instaladas em novo e moderno prédio

Publicado

em

A Polícia Civil instalou cinco delegacias de Cuiabá em um novo prédio, entre elas, a maior unidade policial em número de servidores do Estado, a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa. A inauguração nesta sexta-feira (08.11) contou com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, da delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel e autoridades da área da segurança.

O prédio, com 3.621 metros quadrados, reúne a DHPP, Central de Ocorrências de Cuiabá, 2ª e 3ª Delegacias de Cuiabá e a Delegacia Regional da capital.

O novo espaço, localizado na Avenida Miguel Sutil, uma das principais vias de Cuiabá, será responsável pelo maior número de atendimento ao público realizado pela Polícia Civil em Mato Grosso, com estimativa de 10 mil pessoas por mês e em torno de 200 policiais.

O governador ressaltou os investimentos feitos ao longo dos últimos cinco anos para melhorar a estrutura de atendimento da administração pública e ofertar ao cidadão e servidores mato-grossense ambientes de qualidade.

“Temos orgulho da série de melhorias implementadas ao longo desses cinco anos, vindo de uma trajetória de unidades precarizadas. Graças a Deus isso virou passado e podemos continuar a construir uma sociedade próspera e civilizada e manter nessa direção, a exemplo das delegacias recentes que já entregamos. Se fizemos obras de qualidade, e tantas outras, por que não podemos fazer mais? Podemos chegar sim, a um patamar melhor, com objetivos claros e vamos persegui-los”, pontuou Mauro Mendes.

A delegada-geral lembrou que o novo prédio representa o respeito e comprometimento do Estado com a instituição. “Apenas neste ano, já são mais de R$ 36 milhões de investimentos na Polícia Civil, possibilitando meios e ferramentas para o enfrentamento à criminalidade. E que este novo espaço simbolize também o comprometimento de cada servidor em devolver à sociedade, que tanto confia na Polícia Civil, um trabalho de excelência à população cuiabana”, destacou a delegada Daniela Maidel, acrescentando que 2024 está batendo o recorde em operações, provenientes de investigações exclusivas da instituição.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, lembrou da modalidade adotada pelo Estado para locação de prédios que possam atender às necessidades de trabalho dos servidores e união de várias delegacias em um mesmo espaço, otimizando também o atendimento à população.

“Foram entregues novas delegacias neste ano em Matupá, Campo Novo do Parecis, Derf de Rondonópolis, investimentos que se refletem em avanços na modernização da Polícia Civil de Mato Grosso”, destacou Roveri.

Unidades policiais

A Central de Ocorrências 24 horas, vinculada à 1ª Delegacia, registra, mensalmente, em torno de 5 mil boletins policiais na capital. A 1ª Delegacia também gerencia a Delegacia Virtual.

Já a DHPP é responsável pela apuração de crimes contra a vida (homicídios dolosos consumados e tentados, mortes a esclarecer, suicídios) e desaparecimentos de pessoas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal e Nossa Senhora do Livramento.

A 2ª Delegacia faz a apuração de delitos gerais, aqueles que não são atendidos pelas unidades especializadas. Já a 3a Delegacia é responsável por Termos Circunstanciados de Ocorrência na capital, que abrangem crimes de menor potencial ofensivo.

A Delegacia Regional de Cuiabá é a unidade administrativa e responsável pelo gerenciamento de todas as unidades da Polícia Civil na capital, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger.

Acompanharam a inaguração os servidores das Delegacias instaladas no novo prédio; diretores da Polícia Civil: Vitor Hugo Teixeira (Atividades Especiais), Juliano Carvalho (Inteligência), Wagner Bassi (Metropolitano), Jesset Munhoz (Corregedor-geral); Fausto Freitas (Acadepol) e Ana Paula Faria (Execução Estratégica) e os secretários adjuntos da Sesp, Walter Furtado (Inteligência) e coronel Fernando Tinoco (Integração Operacional); comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Gledson Bezerra; comandante-geral da PM, coronel Alexandre Mendes; diretor-geral da Politec, Jaime Trevisan e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Seciteci doa 572 computadores e recolhe 168 toneladas de lixo eletrônico em 2024

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) doou 572 computadores recondicionados a entidades públicas e privadas ao longo de 2024 e realizou o descarte adequado de 168 toneladas de lixo eletrônico nos últimos 12 meses. A iniciativa reduz o impacto ambiental de novas tecnologias.

Do total de doação realizada pela Seciteci, 370 computadores foram entregues apenas nesta segunda-feira (02.12). A ação ocorreu através do programa de recondicionamento de equipamentos eletrônicos “Recytec”, da Seciteci, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro e o Governo Federal. Foram contempladas 16 instituições do Estado.

O secretário Allan Kardec ressaltou que qualquer instituição de interesse social pode solicitar, através de ofício, os computadores recondicionados. Para isso, deve informar estatuto (se houver), destinação e justificar a quantidade necessária de equipamentos.

“Esse programa é uma forma de reduzir o impacto no nosso meio ambiente e promover inclusão social através dos cursos de qualificação profissional que são realizados com o material reutilizado, além da doação de equipamentos a instituições que realizam um belo trabalho a sociedade”, completou Allan.

A coordenadora-geral do programa, Kelly Cristina dos Reis, explicou que as doações de lixo eletrônico são feitas por qualquer pessoa ou instituição diretamente ao Recytec.

O material passa por reparos e é usado para montagem de computadores que serão doados ou utilizados em cursos gratuitos na área de informática. As aulas são realizadas na Escola Técnica de Cuiabá (ETEc). O que não tem proveito é descartado adequadamente.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do município de São José dos Quatro Marcos, foi uma das entidades que receberam computadores recondicionados em forma de doação.

A diretora da instituição, Isis Macedo de Oliveira, relatou que os computadores vão ajudar a desenvolver novas habilidades e formas de aprendizado dos alunos atendidos. “Essa é uma iniciativa muito importante para nós que somos do interior e precisamos de parcerias assim”, completou Isis.

O representante da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z05 de Barão de Melgaço, Domingos Antonio de Oliveira, explicou que os computadores recebidos irão auxiliar no atendimento de cerca de 1.600 sócios, que conseguirão regularizar aposentadorias e auxílios como o de maternidade e doença.

Também foram contempladas instituições como a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Instituto de Arte Indígena Brasileira (XEPEI) e entre outros.

Desde 2022, o programa Recytec já doou 1.171 computadores e recolheu 306 toneladas de lixo eletrônico, como placas, ferro, toner, tubos, pilhas, objetos não ferrosos e rejeitos.

O Recytec recebe resíduos eletrônicos de pessoas físicas e jurídicas (públicas e privadas). Para isso, basta encaminhar o material até a sede do programa na ETEc de Cuiabá (localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, bairro Carumbé, em Cuiabá-MT), ou agendar pelo contato: 65 9 9229 2675. O material é recolhido ao longo de meses e, a partir daí, é agenda doação em solenidade pública.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora