Connect with us

BRASIL

Ciência e arte: SESI Lab Chega ao Museu do Amanhã

Publicado

em

Ciência e arte: SESI Lab Chega ao Museu do Amanhã
Redação GPS

Ciência e arte: SESI Lab Chega ao Museu do Amanhã

O SESI Lab, museu interativo de arte, ciência e tecnologia de Brasília, aterrissa nesta semana no Rio de Janeiro. A exposição ‘Experimenta Ciência: SESI Lab e Museu do Amanhã’ estreia nesta sexta-feira (21) e permanecerá em cartaz até 22 de setembro. Durante este período, os visitantes do Museu do Amanhã terão a oportunidade de explorar uma série de experiências interativas que variam do analógico ao digital.

A exposição permite aos visitantes ver, interagir e sentir a conexão entre arte, ciência e tecnologia. Dividida em três eixos temáticos — Fenômenos no Mundo, Aprender Fazendo e Imaginando Futuros — a mostra oferece um conjunto de instalações interativas que abordam fenômenos físicos, biológicos, químicos e sociais, promovendo uma aproximação lúdica com conceitos científicos.

Entre os destaques da exposição estão o famoso ‘Sombras Coloridas, que revela as cores que compõem a luz branca e cria sombras coloridas, e a obra de arte ‘Espelho Egoísta e Espelho Excludente’, que brinca com a imagem do visitante, ora mostrando-o sozinho, ora ausente.

Cláudia Ramalho, superintendente de cultura do SESI, explica que a seleção de aparatos visa convidar os visitantes a refletir sobre a intersecção entre arte, ciência e tecnologia, demonstrando como é possível aprender e experienciar fenômenos naturais dentro de um museu.

“O SESI Lab selecionou aparatos que convidam as pessoas a refletir sobre como a arte, a ciência e a tecnologia podem andar juntas e como é possível aprender e experienciar fenômenos naturais, por exemplo, dentro de um museu. São 15 aparatos que aguçam nossos sentidos, questionam as percepções e brincam com nossos pontos de vista”, detalha.

O projeto é uma colaboração institucional entre o SESI Lab e o Museu do Amanhã, apresentado pela Livelo e patrocinado pela Repsol Sinopec. Fábio Scarano, curador do Museu do Amanhã, enfatiza que a mostra oferece uma oportunidade para a sociedade refletir sobre como nossas percepções podem abrir caminhos para futuros mais inclusivos e sustentáveis.

The post Ciência e arte: SESI Lab Chega ao Museu do Amanhã first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora