O Comitê Estadual de Saúde promoverá na próxima segunda-feira (28 de agosto), das 10h às 11h30 (horário de Cuiabá), o webinário “Ciência da prevenção em relação à drogadição”. Realizada em parceria com a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), a ação será ofertada via plataforma Teams, é gratuita e certificada.
Podem se inscrever magistrados(as), assessores(as), servidores(as), integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Justiça Federal e procuradorias dos municípios.
O tema será abordado pelo professor Paulo Martelli, que é coordenador nacional da Mobilização Freemind (www.freemind.com.br), diretor para América Latina da ISSUP – International Society of Substance Use, Prevention and Treatment Professionals, e presidente da Associação ISSUP Brasil.
Ele explica que a ciência da prevenção é relativamente nova no mundo, pois tem pouco mais de 10 anos, e ela traz a prevenção baseada em evidências científicas. “Essa ciência precisa ser entendida para que seja possível fazer a prevenção na prática no ambiente de trabalho, escolar, familiar ou de comunidade. Nós vamos discutir um pouquinho esse tema, falar um pouco do que a gente tem feito em termos de prevenção até mesmo em Mato Grosso junto à Esmagis-MT, ao Tribunal de Contas do Estado e à Secretaria Estadual de Educação”, explica o palestrante.
A abertura do evento contará com a participação da desembargadora Helena Ramos (coordenadora do Comitê Estadual de Saúde e diretora-geral da Esmagis-MT), bem como do juiz Gerardo Humberto Alves da Silva Junior (membro do Comitê). Ambos são formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Após a apresentação de Martelli, será aberto um fórum para análise, perguntas e discussão dos temas propostos.