O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , se pronunciou sobre os casos de alagamento ocorridos no Brasil , além do ciclone que atingiu a região Sul. No perfil oficial do Twitter, Lula disse que manifesta toda a “solidariedade” aos atingidos e que o governo segue disposto para “dar o apoio aos governos estaduais e prefeituras”.
Lula ressaltou os problemas que foram vistos, como a grave situação dos “hospitais, casas, escolas e equipamentos públicos”, que encontram-se inundados por conta das fortes chuvas .
O presidente reforçou que a população fique atenta às orientações dadas pela Defesa Civil, para este momento em que o país passa com as fortes chuvas.
Pernambuco e São Paulo também estão enfrentando fortes chuvas nesta semana. Me solidarizo com as famílias e peço a atenção de todos às orientações da Defesa Civil.
Além do presidente Lula , outros integrantes do governo se pronunciaram, para prestarem solidariedade e mostrar o que se deve fazer neste momento.
Atenção: desde ontem, o ciclone extratropical que passa pelo RS vem causando chuva forte e ventos em Porto Alegre e outras cidades. Muitas regiões estão alagadas, temos estradas bloqueadas, voos cancelados e falta de luz em alguns bairros. É importante alguns cuidados.
Os ciclones extratropicais são cada vez mais comuns no RS. Desde 2021, estudos afirmam que 79,1% da população gaúcha vive em cidades sem planos de prevenção. O governo sabe disso. É hora de solidariedade, mas precisamos de planos a longo prazo! A emergência climática não espera! pic.twitter.com/QS0WVCOlbL
Nossas equipes da @DefesaCivilRS , @cbmrs193 e @brigadamilitar_ , estão mobilizadas para dar a assistência e o apoio às comunidades mais afetadas pelas fortes chuvas que incidem especialmente sobre a região nordeste do RS. Acompanho a situação junto a nossas forças de segurança.
Nosso mandato está em constante monitoramento da grave situação no Rio Grande do Sul e buscando formas efetivas de auxiliar a população. Neste momento desafiador, em que milhares de famílias gaúchas enfrentam as consequências do ciclone, expresso minha sincera solidariedade e… pic.twitter.com/gY60kVnbfU
Estou atento aos impactos caudados pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul nas últimas horas. Já entramos em contato com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento para acionar a Defesa Civil Nacional e apoiar as medidas que estão sendo adotadas pelo…
Cumprindo agenda em Sant’ana do Livramento, acompanho os desdobramentos nas áreas afetadas pela chuvas. Enviei mensagem ao gov. @EduardoLeite_ e ao vice @GabrielSouza_RS colocando a @AssembleiaRS à disposição para auxiliar no que for possível. Solidariedade aos gaúchos atingidos.
Na noite da última quinta-feira (15), um ciclone extratropical atingiu as regiões Sul e Sudeste. O resultado foram fortes chuvas, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando alagamentos e fechamentos de algumas estradas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia alertado para um grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, principalmente nas cidades litorâneas. É esperado que chova a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia em São Paulo. No litoral de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, as projeções variam de 200 a 300 mm.
Além disso, foram registrados pelo MetSul, rajadas de vento ao redor de 70 km/h em Porto Alegre já nesta sexta-feira (16).População em cidades da encosta deve IMEDIATAMENTE buscar terreno alto. É situação de extremo perigo à vida”, diz o alerta do instituto