O ciclone extratropical , responsável por provocar fortes chuvas em Santa Catarina , causou destruição no último fim de semana. Em Urussanga, o rio que corta o município transbordou e fez uma família ficar ilhada na madrugada desta segunda (6). Alagamentos e quedas de barreira fizeram rodovias federais e estaduais serem interditados.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 4h para salvar a família ilhada. Os familiares ficaram presos em casa por conta do aumento do nível de água na rua. Um homem de 42 anos, uma mulher, de 35, e um adolescente, de 15, foram resgatados.
Uma tempestade com fortes ventos detonou com a entrada de um supermercado em Balneário Arroio da Silva, no domingo (5). O local sofreu prejuízos.
Há grande preocupação das autoridades com a chance de novos temporais, já que o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina fez novos alertas.
A Prefeitura de Balneário Arroio do Silva decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas. As aulas da rede municipal foram suspensas, não tendo previsão de retorno. Além disso, o horário de vacinação no município sofreu alteração.
A cidade de Urussanga registrou 75.6 milímetros em seis horas de chuva. Os municípios do Sul de Santa Catarina tiveram os maiores acumulados, causando medo em toda população.
Os ciclones extratropicais podem causar fortes danos nas cidades atingidas, no entanto, eles são mais fracos e as destruições são menores do que os ciclones tropicais.
E a população de Santa Catarina precisará seguir preocupada e em estado de atenção. Nesta segunda, a Epagri/Ciram prevê uma forte chuva em um pequeno intervalo de tempo. Há chance de rajadas de vento, acima de 60 km/h, principalmente no litoral.
O alerta ficará também em relação a possíveis novos deslizamentos e enxurradas. Equipes de resgate já estão se preparando para poder socorrer vítimas.