A 4ª Companhia Independente de Segurança Institucional do Centro Político (Cia Palácio), promoveu, nesta quinta-feira (18.05), Dia Internacional do Museu, um café da manhã para celebrar o acervo militar do Memorial da Segurança Pública.
Inaugurado em 5 de setembro de 2004, o museu, que conta com objetos históricos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, está instalado na sede da Cia Palácio, na Praça das Bandeiras, na Avenida do CPA, em Cuiabá. Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, os visitantes podem conhecer um pouco da história a partir das primeiras armas, fardas, documentos, viaturas e conferir, ainda, diversas fotografias das primeiras formações e graduações das instituições militares.
De acordo com a coordenadora do museu, major Marilce Nunes da Silva, o objetivo do evento foi incentivar a população ao hábito de visitar museus, sejam de arte, arqueologia, zootecnia ou história. Ela ressaltou que, em todo o Brasil, são mais de 3,7 mil museus.
“Neste dia significativo, estamos aqui para honrar a importância do Memorial da Segurança Pública como guardiã da nossa história, que permeia todos os acontecimentos sociais do nosso Estado, sejam de conflitos ou de relevante brilhantismo. O museu tem um papel fundamental na preservação do nosso patrimônio cultural para uma sociedade”, destacou.
A major ainda ressaltou que os museus têm um importante papel de acesso à arte, à ciência e à história e que inspira a compreender e valorizar o passado, dando maior importância ao presente e preservando conhecimento a próxima geração. “Precisamos mantar a história da Polícia Militar viva, latente, como um lugar sagrado, pois representa o berço da nossa história em Mato Grosso”, afirmou.
Durante a cerimônia, o coronel PM RR Medeiros fez a doação de uma cortena com mais de 100 anos de história para fazer parte do acervo militar. “Essa entrega é que mantém viva a chama da importância do nosso museu. Que muitos outros militares possam contribuir ainda mais com a nossa história”.
O comandante da 4ª Cia Palácio, tenente-coronel Marion Silva Metello, também frisou a importância do Memorial da Segurança Pública. “Queremos honrar essa tradição e reafirmar o nosso compromisso com a preservação de nosso acervo, de nossa história, da nossa identidade militar e patrimônio cultural”, enfatizou.