O ministro de Portos e Aeroportos Márcio França (PSB) comunicou que o governo Lula enviou R$ 2 milhões para o governo de São Paulo e as prefeituras das cidades do litoral norte, como São Sebastião , Ubatuba e Bertioga , para que as vítimas do temporal do último sábado (18) sejam ajudadas.
França usou as redes sociais para revelar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que fossem enviados recursos para os municípios afetados pelas fortes chuvas do fim de semana. O dinheiro será entregue para a Santos Port Authority, responsável portuária de Santos.
“O presidente Lula me ligou, hoje é domingo de carnaval, para falar sobre a emergência de São Sebastião. Ele pediu para que agíssemos depressa, nós pedimos ao secretário nacional de portos Fabrizio Pierdomênico que falasse com o Porto de Santos e a autoridade portuária acaba de liberar R$ 2 milhões”, informou o ministro.
“Vamos agir depressa e rápido, para que as pessoas possam minimizar os danos”, acrescentou. França está no Maranhão para tratar de temas relacionados ao seu ministério.
Em 24 horas, choveu o esperado para todo o mês de fevereiro em três cidades do litoral norte, de acordo com dados da Defesa Civil.
Em várias cidades do litoral não há luz, sinal de celular e falta água. Sabesp informou que enviará caminhões-pipas para esses locais.
Rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios foram interditadas. Helicópteros da Polícia Militar não estão encontrando facilidade para resgatar as vítimas por causa das chuvas. O Exército enviará helicópteros para ajudar nas buscas.