Connect with us

BRASIL

Chuvas em SP derrubam estrutura no Ibirapuera e causam danos na cidade

Publicado

em

marquise parque ibirapuera
Divulgação/ Michael Schissel

marquise parque ibirapuera

A chuva forte que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta segunda-feira (8) derrubou árvores, causou alagamentos e derrubou uma estrutura metalica que era usada nas obras de manutenção da marquise do Parque Ibirapuera, deixando quatro pessoas feridas.

O Corpo de Bombeiros informou que duas vítimas foram socorridas pela ambulância da concessionária responsável pelo parque. Dessas, uma teve ferimento nos membros superiores e outra com suspeita de fratura na costela.

As outras duas vítimas também foram atendidas pelos bombeiros, sendo uma com escoriações e outra que não teve o estado de saúde revelado. Todos os feridos foram levados ao hospital Albert Einstein.

Em nota divulgada pela CNN, a Urbia, concessionária que administra o Ibirapuera, informa que o Parque foi fechado para o público às 16h desta segunda-feira em razão da tempestade.

Quedas de árvores e alagamentos

Até às 17h45, o Corpo de Bombeiros registrou 200 chamados para quedas de árvores. A maior parte deles, segundo a corporação, se concentrou na Zona Sul, nos bairros de Moema, Itaim bibi, Bela Vista, Vila Mariana, Jardim Paulista, Vila Maria e Pinheiros.

Houveram pelo menos 11 chamados para enchentes em Mogi das Cruzes, Jardim Paulista, Bela Vista. Os bombeiros informaram que havia uma vítima presa no interior de um veículo, por conta da queda de uma árvore.

Na alameda Joaquim Eugênio de Lima, na região da avenida Paulista, uma árvore caiu sobre um carro, impedindo que as duas pessoas que estavam em seu interior pudessem sair. As vítimas foram resgatadas por volta das 17h sem ferimentos.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora