Connect with us

BRASIL

Chuvas em SP: 500 pessoas desabrigadas e 4 morreram no fim de semana

Publicado

em

Região do Parque das Águas, em Sorocaba (SP), permanece alagada neste domingo (21)
Wagner Byrinait

Região do Parque das Águas, em Sorocaba (SP), permanece alagada neste domingo (21)

As chuvas que atingem o estado de São Paulo desde a sexta-feira (19) deixou, até o momento, 500 desabrigados e matou quatro pessoas. O balanço da Defesa Civil Estadual foi atualizado na tarde deste domingo (21) e mostra que a situação é pior nas cidades do interior.

Os municípios mais atingidos são Sorocaba (SP) e Socorro (SP), na região de Campinas. As cidades vão receber ajuda humanitária do governo de São Paulo. “Foram enviados para o município de Sorocaba cerca mil itens de ajuda humanitária e cerca de 600 itens para Socorro”, disse a Defesa Civil, por meio de comunicado oficial.

As duas cidades contabilizam:

– Sorocaba (SP): 486 desabrigados
– Socorro (SP): 14 desabrigados

Em Sorocaba, um temporal de 150 milímetros atingiu a cidade na madrugada deste sábado (20), alagou ruas, arrastou carros e atingiu um hospital referência no tratamento contra o câncer infantil, que ficou alagado e perdeu remédios e equipamentos. Por isso, o prefeito da cidade decretou situação de calamidade pública.

Em Socorro, estância turística no Circuito das Águas Paulistas, uma chuva de 100 milímetros em duas horas fez o rio do peixe transbordar. As ruas da região central foram tomadas pela água e ao menos 100 famílias foram atingidas. Na cidade, foi decretado estado de emergência. Veja imagens aéreas da cidade abaixo.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora