O Complexo Cultural do Choro de Brasília será palco de dois eventos musicais imperdíveis na próxima semana. Na quarta-feira (26), às 19h30, o grupo Choro Livre convida para uma noite especial de música com a participação de renomados artistas. Já no sábado (29), às 11h00, o “Piquenique Chorão” promete animar o público infantil e suas famílias.
Choro Livre Convida
O evento “Choro Livre Convida” contará com a presença de três grandes nomes da música brasileira. Alberto Salgado, compositor premiado e vencedor do troféu de melhor álbum brasileiro no 28º Prêmio da Música Brasileira, apresentará uma prévia de seu terceiro álbum “Tutorial de Ebó”. Seu repertório explora ritmos afro-brasileiros como samba, Ijexá, baião e maracatu.
Léo Benon, discípulo de Waldir Azevedo, o Rei do Cavaquinho, trará sua experiência internacional e lançará seu segundo álbum com composições próprias. Já Pablo Fagundes, gaitista com mais de 20 anos de carreira e diversas colaborações de peso, completará a noite com sua habilidade reconhecida nacional e internacionalmente.
O grupo anfitrião, Choro Livre, formado por Reco do Bandolim, Henrique Neto (violão de sete cordas), George Costa (violão de seis cordas), Márcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (percussão), possui mais de 30 anos de história e atuação em 38 países, trazendo um vasto repertório e experiência para o evento.
Piquenique Chorão
No sábado (29), o “Piquenique Chorão” começa às 11h00 com um ensaio aberto no estacionamento 10 do Parque da Cidade. Professores e alunos da Escola Brasileira de Choro participarão de uma roda musical democrática e gratuita.
Às 12h00, uma feijoada com samba será realizada na área externa do Espaço Cultural do Choro, proporcionando boa gastronomia e música de qualidade. O evento conta com ambiente para todas as idades e área de recreação infantil.
A cantora Celia Porto será a atração principal, com o show “Samba na Areias” voltado para a primeira infância. Acompanhada pelo maestro Renio Quintos (violão) e Eduardo Bento (percussão), Porto apresentará um espetáculo interativo com canções da tradição oral e experiências de musicalização infantil.
Serviço:
“Choro Livre Convida” e “Piquenique Chorão” Local:Complexo Cultural do Choro de Brasília Datas: 26 de junho (quarta-feira) e 29 de junho (sábado) Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental Contato: (61) 3226-3969 Entrada: livre e gratuita para o Ensaio Aberto e programação infantil
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.