Imagens de uma suposta “chuva de vermes” que atingiu a China estão circulando nas redes sociais nesta terça-feira (7). O fenômero teria atingido Pequim, e vídeos mostram diversos carros cobertos pelos supostos vermes.
Desde a viralização das imagens surgiram inúmeras hipóteses do que de fato seriam os supostos animais rastejantes, mas até o momento o governo chinês não se posicionou formalmente sobre o ocorrido.
🌏 Mundo: 🇨🇳 China: l ‘Chuva de vermes’ cai sobre carros em Pequim e assusta chineses pic.twitter.com/3P9CyITIPW
— Notícias paralelas (@A_MelhorNoticia) March 7, 2023
Mas, mesmo sem uma confirmação, a hipótese mais plausível frustraria as pessoas que criaram diversas teorias sobre uma chuva de vermes, que alguns até classificaram como apocalítica. Isso porque o fenômeno provavelmente foi causado por flores de choupo.
Essas flores são características de Pequim, assemelham-se ao formato de lagartas e ficam no topo das árvores. Por conta disso, chuva evento podem ter feito as flores caírem sobre os carros e dado a impressão de uma chuva.
Uma outra teoria que surgiu entre os usuários das redes sociais aponta que a chuva de vermes foi consequência de um fenômeno conhecido como “Lua Cheia de Verme”, que ocorreria no último dia de lua cheia de inverno no hemisfério norte.
Uma teoria, sem comprovação científica, aponta que a lua cheia influencia no comportamento dos vermes, que surgiriam neste período no hemisfério norte.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.