O contratorpedeiro norte-americano USS Hopper esteve em águas chinesas, segundo informações divulgadas pelos militares chinesas em uma conta oficial na rede “WeChat”.
De acordo com a agência de notícias Reuters, as forças chinesas enviaram unidades navais e aéreas para “rastrear, monitorar e advertir” a embarcação norte-americana.
Ainda de segundo a publicação na rede social, os militares chineses afirmaram que o incidente “prova que os Estados Unidos são um criador de risco de segurança no Mar da China Meridional”.
Esse anúncio acontece poucos dias após uma acusação chinesa de que as Filipinas estariam utilizando “forças estrangeiras” para patrulhar o Mar da China Meridional. Na última semana, os Estados Unidos e as Filipinas estão patrulhando a região de forma conjunta.
No início de novembro, China e Estados Unidos entraram em debate sobre as questões marítimas, incluindo o Mar da China Meridional, que além de China e Filipinas ainda alcança o Vietnã. O principal argumento dos EUA é que ações chinesas na região são “perigosas e ilegais”.