Connect with us

MUNDO

China diz que não quer travar ‘guerra fria ou quente’ com EUA

Publicado

em

Presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente dos EUA, Joe Biden
White House – 15.11.2023

Presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente dos EUA, Joe Biden

Após passar um dia conversando com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o mandatário chinês, Xi Jinping, disse que que Pequim “não aposta contra os EUA” e “não tem intenção de desafiá-los ou derrubá-los”. A reunião entre os líderes tinha o objetivo de estabilizar as relações entre os países, que são detentores das duas maiores economias do mundo.

“Não estamos buscando esferas de influência, e não travaremos uma guerra, fria ou quente, com ninguém”, disse o presidente chinês. A declaração se deu em um evento em San Francisco, na Califórnia, que aconteceu na noite da última quarta-feira (15), às margens do encontro anual da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).

“O mundo precisa que a China e os EUA trabalhem juntos, e é errado ver a China como uma ameaça e jogar um jogo de soma zero contra ela”, acrescentou Xi Jinping.

De acordo com a agência de notícias Reuters , o mandatário disse que “não importa como o cenário global evolua, a tendência histórica de coexistência pacífica entre a China e os Estados Unidos não mudará”.

Após o encontro deles, Biden chamou seu homólogo da China de “ditador”, mas afirmou que eles fizeram “progressos” durante a reunião.

“Veja bem, ele é um ditador no sentido de que ele é um cara que lidera um país comunista baseado em uma forma de governo totalmente diferente da nossa. De qualquer maneira, nós fizemos progressos”, disse Biden na coletiva de imprensa na noite da última quarta.

Um dia depois, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, rebateu a fala, dizendo que esse tipo de discurso é “extremamente errado” e uma “manipulação política irresponsável”.

“Sempre há pessoas com segundas intenções que tentam semear discórdia e arruinar as relações entre China e EUA, mas isso não terá sucesso”, acrescentou Mao, sem citar nomes.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora