O chanceler israelense Israel Katz celebrou o apoio ao governo de Israel feito por manifestantes durante ato em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesse domingo (25), na avenida Paulista, em São Paulo.
O ministro das Relações Exteriores agradeceu ao “povo brasileiro” e afirmou que “nem Lula conseguirá nos separar”, marcando a conta oficial do presidente da República.
“Muito obrigado ao povo brasileiro por apoiar Israel. Nem Lula conseguirá nos separar”, declarou no X (antigo Twitter), em publicação também escrita em português, como as anteriores em que tratou do mesmo assunto.
Katz tem publicado em seus perfis oficiais críticas recorrentes ao presidente Lula (PT), logo após o petista ter afirmado que o governo isralense tem praticado genocidio contra a população palestina e que as ações são semelhantes às praticadas por Adolf Hitler, durante a Alemanha nazista.
A postura tem sido uma constante no governo de Israel, que cobra um pedido de retratação do presidente do Brasil. Netanyahu afirmou que Lula havia “cruzado a linha vermelha”, e que as falas do petista são “vergonhosas e graves”. Em seguida, o governo de Israel declarou Lula “persona non grata”, em medida considerada desproporcional pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.