Em mais um capítulo da crise diplomática entre Brasil e Israel, o chanceler do país judeu, Israel Katz, divulgou nesta quarta-feira (21) um vídeo com a brasileira Rafaela Treistman, de 20 anos, sobrevivente do ataque do Hamas em 7 de outubro.
Rafaela estava na rave que foi atacada pelo grupo e era namorada de Ranani Glazer, que morreu.
“Presidente Lula, por comparar nossa guerra justa contra o Hamas aos atos desumanos de Hitler e dos nazistas, Rafaela tem uma mensagem para você. Você deveria ouvir”, disse Katz.
A brasileira Rafaela Triestman estava no festival de música Nova quando terroristas do Hamas atacaram Israel, em 7 de outubro.
Rafaela sobreviveu, mas seu namorado Ranani Glazer foi brutalmente assassinado por terroristas do Hamas, juntamente com vários dos seus amigos.… pic.twitter.com/pbUIYbO5hk
Ao longo de oito minutos, Rafaela narrou os momentos de terror na festa, e reclamou de não ter sido contatada pelo governo brasileiro.
Ela afirmou que familiares de outras vítimas também não foram contatados: “Nós sentimos que esqueceram da gente”.
Ela também disse discordar de que ocorra um genocídio em Gaza, e afirmou que Israel é um lugar de convivência entre judeus e muçulmanos, onde os palestinos tinham oportunidades.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.