Connect with us

MATO GROSSO

CGE consulta a população para definir prioridades nas auditorias de 2025

Publicado

em

A Controladoria Geral do Estado (CGE) promove uma consulta pública para identificar quais áreas e temas a população considera mais relevantes para as auditorias a serem realizadas em 2025.

O objetivo da pesquisa é ampliar a participação popular, fortalecer a gestão pública estadual e reforçar o compromisso da CGE com a transparência e a melhoria dos serviços públicos.

Entre as áreas sugeridas no formulário, estão a saúde, com foco em temas como gastos com hospitais, qualidade do atendimento e aquisição de medicamentos; e a educação, abrangendo questões como infraestrutura escolar, material didático e programas educacionais.

Na área de segurança pública, a pesquisa contempla temas como equipamentos, atendimento e qualificação profissional. Já em infraestrutura e obras, são abordados assuntos como construção de estradas, edificações de prédios públicos, concessões e transporte intermunicipal.

O meio ambiente também é uma possível área de auditoria, com ênfase em licenciamento ambiental e conservação de áreas protegidas. A população poderá ainda sugerir temas relacionados à gestão de programas sociais, como a distribuição de benefícios e a avaliação de seu alcance e impacto.

Além das opções predefinidas, os cidadãos terão a oportunidade de inserir outras sugestões específicas no formulário.

Simultaneamente, a Secretaria Adjunta de Controle Interno está realizando uma pesquisa interna com os auditores com o intuito de alinhar as prioridades de auditoria às necessidades de governança do Estado de Mato Grosso e aos desafios enfrentados pela administração pública.

As respostas tanto da sociedade quanto dos servidores serão fundamentais para definir os objetos e escopos de auditoria com maior potencial de impacto para o próximo ano.

A participação da população é essencial para garantir que as auditorias reflitam as áreas mais sensíveis e de maior interesse para a sociedade, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e transparente.

Para participar da pesquisa clique AQUI.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Justiça Eleitoral livra vereadores e mantém inelegibilidade da prefeita Azenilda e do vice Arturzão em Barra do Bugres

Publicado

em

Por

A Justiça Eleitoral de Barra do Bugres manteve a cassação e inelegibilidade da prefeita, Azenilda Pereira (Republicanos) e do seu vice-prefeito, Arthur José Franco de Barra do Bugres, após decisão no último dia 18, que analisou um pedido de cassação dos vereadores do Partido Novo, que apoiaram a prefeita e seu vice. O juiz da 13ª Zona Eleitoral do município, Arom Olímpio Pereira determinou a realização de novas eleições, em janeiro de 2025. A prefeita se defendeu por Nota escrita pelo seu jurídico ao alegar que as denúncias eram falsas e a decisão judicial à época, foi inquisitória.

A justiça considerou que os vereadores ficariam de fora das denúncias de “candidaturas fantasmas” pelo Novo.
Na decisão, o juiz também determinou a exclusão do Partido Novo do polo passivo do processo relacionado a prefeita e seu vice, afirmando que a legenda não poderia ser responsabilizada diretamente pelas acusações feitas.

A sentença reforça a importância de provas concretas para a validação de acusações no âmbito eleitoral, especialmente em casos que podem comprometer a elegibilidade de candidatos.
O autor da ação ainda pode recorrer da decisão em instâncias superiores, mas até o momento, a situação jurídica dos candidatos permanece inalterada.

Azenilda e Arthur foram cassados depois da confirmação e denúncia do Ministério Público confirmando que o filho da prefeita, Carlos Luiz Pereira Neto, conhecido como Cacá, tentou comprar voto de uma eleitora por R$ 2 mil para votar em sua mãe. Consta ainda, que Arnaldo Pereira, pai de Carlos e marido de Maria Azenilda e Rosandria Cardoso da Silva (nora), mulher de Arthur, teriam oferecido benefícios à
eleitora como, a construção de um muro em sua casa e um emprego melhor na prefeitura.

Foto: Diário da Serra
Por Notícia Todo Dia

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora