No projeto CEU das Artes e Praça dos Direitos em Movimento, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal em Parceria com o Instituto Idecace, a inclusão e a acessibilidade são essenciais, assegurando que todos, independentemente de suas limitações, possam participar e se beneficiar das atividades oferecidas.
Na área esportiva, o projeto se destaca ao oferecer modalidades adaptadas, como Bocha, Goalball, Vôlei Sentado e Atletismo. As artes e a cultura com uma programação inclusiva que abrange contação de histórias, danças urbanas, oficina de teatro, cinema educativo, aulão de zumba e a estimulação funcional e global.
O projeto CEU das Artes e Praça dos Direitos em Movimento, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal em Parceria com o Instituto Idecace, oferece uma variedade de Cursos de Qualificação, acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva. Entre os cursos disponíveis estão informática, reforço escolar, oficinas profissionalizantes e preparatórios para Vestibular e ENEM.
O Presidente do IDECACE, Wilson Cardoso, conta que “há mais de 20 anos o IDECACE está se dedicando a desenvolver uma metodologia que apoia Pessoas com Deficiência nas áreas de mobilidade, psicossocial e vocacional. O objetivo geral é abrir um caminho de luz e oportunidades para essas pessoas”.
Débora Pimentel, mãe do Kauan de 7 anos no espectro autista compartilha sua experiência com entusiasmo. “Vir pra cá é algo que eu não penso duas vezes, gostei muito deste projeto. Meu filho tem o espectro autista e as atividades oferecidas aqui estão ajudando muito ele. O que mais gostei é que eles aceitam as crianças portadoras de necessidades especiais. Tratam as crianças super bem, têm monitor e cuidam muito de todos. É maravilhoso aqui, eu estou amando”, conta.