O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest,) é especializado no atendimento em Saúde do Trabalhador, oferecendo todo o suporte técnico, capacitação, atendimento de saúde e assistência social. A unidade de Sinop é responsável por 14 municípios que fazem parte da região Teles Pires.
O trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeira, técnico de enfermagem, técnico de segurança do trabalho, psicólogo, coordenador e administrativo, que conta com apoio dos órgãos públicos e sindicatos de cada cidade para realizar os atendimentos. Apesar de não ter o poder de multar ou notificar, o Cerest pode realizar inspeções e formular relatórios, como em casos de denúncias ou acidentes de trabalho.
A coordenadora do Cerest, Alba dos Santos Gonçalves, ressalta a qualidade dos serviços prestados. “Fazemos a vigilância em saúde do trabalhador em 14 municípios, levando treinamentos, palestras, orientações, instruções sobre uso de EPIs, cuidamos da saúde do trabalhador em todos os sentidos”, finalizou.
São atendidos pelo Cerest, trabalhadores encaminhados pela Rede Básica de Saúde, trabalhador formal dos setores privados e públicos, trabalhador autônomo, trabalhador informal e trabalhador desempregado acometido de doença relacionada ao trabalho que desempenhava. Recebendo essa demanda, é feito um diagnóstico do estado de saúde do usuário, e se for constatada a relação da doença com o trabalho, ele é atendido no ambulatório de saúde do trabalhador, caso contrário, é encaminhado a outros serviços da Rede SUS.
Na semana passada, o centro recebeu do Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas do Ministério Público do Trabalho, um automóvel Duster, notebook e um computador com webcam, para a equipe técnica desenvolver atividades do setor.
A sede do Cerest fica localizada na Avenida das Itaúbas, nº 4765, no Jardim das Palmeiras, em anexo com o Centro de Combate às Endemias, com funcionamento das 7h às 13h.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT