Connect with us

MATO GROSSO

Cerca de 250 pesquisadores, agropecuaristas e estudantes participam de encontro sobre uso de pó de rocha

Publicado

em

Cerca de 250 estudantes, pesquisadores e agropecuaristas participam, de forma híbrida, do 1º Encontro Técnico Remineralizadores – A Meta é Mato Grosso Mais Sustentável, nesta terça-feira (21.11) e quarta-feira (22.11), na Escola Técnica e Profissional Estadual de Cuiabá (ETEC/SECITECI), em Cuiabá. O evento é realizado gratuitamente e discute estratégias da utilização do “pó de rocha” para promover a sustentabilidade na mineração, agricultura e pecuária de forma inovadora.

“Essa questão de mineração é um dos nossos principais focos e, por meio de um projeto como esse, com trabalho técnico testado e comprovado, de que podemos melhorar a sustentabilidade da mineração. Utilizar rejeitos para mineralizar o nosso solo e aumentar a produtividade significa que estamos juntando três grandes segmentos econômicos, agricultura, pecuária e mineração, para trabalhar em conjunto e demonstrar ao país e ao mundo que aqui é o lugar de produzir com sustentabilidade, competência e oportunidade”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

“A implantação do uso de remineralizadores, as rochas em pó, se dá por sua eficiência, retorno econômico, sustentabilidade, sequestro de carbono e que tudo isso precisa ser discutido tecnicamente”, destacou o secretário-adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Paulo dos Santos Leite.

O presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração, Juliano Jorge, explica que os remineralizadores são alternativas para diminuir o custo para os produtores e agricultores.

“Mato Grosso possuí grande acidez no solo e deficiência de nutrientes para plantio, principalmente no cerrado, gerando um grande investimento em fertilizantes, o que impacta na margem de lucros dos produtores. O pó de rocha, como é conhecido o remineralizador vem ganhando destaque em vários estados como alternativa aos fertilizantes. Mato Grosso possuí um grande potencial geológico, mas ainda é necessário investimento em pesquisa de depósitos minerais com potencial de uso direto para remineralização, além da divulgação dos benefícios”, pontuou o presidente da Metamat.

O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), via Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), em parceria com a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato).

O encontro faz parte das metas do projeto Mineração Sustentável, que busca soluções socioeconômicas e ambientais para o segmento artesanal de Mato Grosso, e é realizado desde 2021 pelo Governo do Estado de Mato Grosso. Ao todo, 12 palestrantes discutem o tema desde a fabricação até o uso e a implantação.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora