O Centro Estadual de Cidadania (CEC), gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realizou 78.643 mil atendimentos no primeiro semestre deste ano. A unidade, localizada no Várzea Grande Shopping, reúne diversos serviços em um só espaço, como emissão das carteiras de identidade e de trabalho, habilitação do seguro desemprego e habilitação, q fim de facilitar o acesso da população várzea-grandense.
Os serviços do Detran foram os mais solicitados, totalizando mais de 42 mil atendimentos, como a abertura de processo e protocolo de entrega de CNH, captura de imagem, exame teórico, emissão de taxas, autenticação, entre outros.
Além do Detran, também prestam serviços no local a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), o Sistema Nacional de Emprego (Sine Municipal e Estadual), o Procon Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Setasc.
A Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) também foi um dos órgãos estaduais que tiveram o maior número de serviços procurados, com mais de 8 mil atendimentos para emissões e entregas da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, ressaltou que o número expressivo dos atendimentos no local reforça o compromisso em oferecer um atendimento de qualidade a todos aqueles que precisam dos serviços do Centro.
“Os mais de 78 mil atendimentos só mostram a importância do CEC para a população. O Centro está disponível com a oferta do maior número possível de serviços públicos, concentrados em um só espaço, para atender da melhor forma aqueles que vêm em busca de atendimento”, afirmou.
A coordenadora do Centro Estadual de Cidadania, Aciele Miranda da Silva, destacou que ter um espaço com diversos serviços facilita o acesso aos cidadãos.
“O fato de ser uma parte descentralizada da Setasc, situada em um local de fácil acesso, faz com que as pessoas que possuem maior dificuldade de encontrar os serviços, consigam ser atendidas mais rapidamente, não havendo a necessidade de irem a outros lugares. E isso refletiu no número de atendimentos que realizamos de janeiro a junho. Agradecemos à população por confiar no nosso trabalho. Estamos à disposição para atender cada vez com mais qualidade e eficiência”, disse a coordenadora da unidade.
Outro órgão com número expressivo da atendimentos foi o Sine-MT. Foram mais de 6,8 mil atendimentos. Entre eles a captação de vagas de emprego, orientação para emissão de carteira de trabalho digital, intermediação de mão de obra e habilitação de seguro desemprego.
A Setasc ainda ofertou mais de 19,6 mil atendimentos para tirar dúvidas, solicitar informações, orientações gerais e ações de cidadania. Já no Procon-MT houve o registro de 1,2 mil atendimentos, entre eles de abertura de processo de reclamação e orientações.
O Corpo de Bombeiros, o mais novo serviço a ser integrado ao CEC, realizou 210 atendimentos entre maio e junho, como liberação de alvarás, regularização contra incêndio e pânico e projetos diversos.
Morador do bairro São Mateus, em Várzea Grande, o colombiano Filadelfo Paternina Salgado aproveitou o espaço com diversos atendimentos. Ele procurou atendimento do Procon em visita anterior, e retornou ao local para fazer a abertura do processo para emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Além de o atendimento ser muito bom, também é rápido. Gosto de vir aqui porque os serviços são diversos e resolvo tudo no mesmo lugar, sem precisar andar de um lado para o outro. Falo para meus vizinhos e amigos virem aqui porque é perto e tem um atendimento excelente. Estão de parabéns pelo espaço”, declarou.
O horário de atendimento ao público no CEC é das 10h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3694-0503.
Policiais militares da Companhia de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio) prenderam um homem por tráfico ilícito de drogas, na manhã desta quinta-feira (21.11), em Cuiabá. O suspeito, de 25 anos, foi preso em flagrante com porções de substâncias análogas a maconha, pasta base e cocaína.
Por volta de 09h30, durante motopatrulhamento pelo bairro Nova Esperança, os policiais da equipe Raio tentaram abordar um homem que apresentava atitude suspeita na frente de uma residência.
O suspeito fugiu ao ver a aproximação das motocicletas da equipe, mas foi acompanhado pelos militares até o interior do imóvel e detido. Em revista pessoal ao homem, os policiais encontraram algumas porções de cocaína e a quantia de R$ 77,00 em dinheiro.
Na sequência, a PM foi para dentro da casa do homem e encontrou mais porções de drogas, sendo maconha, cocaína e pasta base.
Para os policiais, o homem confessou o tráfico dos entorpecentes e recebeu voz de prisão. Ele foi conduzido para a Central de Flagrantes de Cuiabá para registro da ocorrência.