Connect with us

BRASIL

Centro de SP quebra recorde com um roubo a cada meia hora

Publicado

em

Vista aérea de São Paulo, cidade mais populosa do país.
Divulgação/Governo de São Paulo

Vista aérea de São Paulo, cidade mais populosa do país.

Centro de São Paulo quebra recorde com um roubo a cada meia hora nos primeiros sete meses do ano, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A análise considera a série histórica desde 2001. O 3º Distrito Policial – Campos Elíseos lidera em registros de assaltos.

A região central teve 13.480 ocorrências de roubo entre janeiro e julho de 2023, o maior número para esse período desde 2001. O cenário pode ser ainda pior, já que estima-se que apenas 40% a 50% dos roubo são notificados nas delegacias, alerta o Coronel José Vicente, conselheiro da Escola de Segurança Multidimensional da Universidade de São Paulo (USP).

Mais de 130 lojas foram roubadas na Cracolândia desde abril, intensificando a insegurança dos moradores e comerciantes. O aumento da criminalidade fez com que empresas, como a de Daniel Bernardini, encerrassem suas lojas físicas devido a invasões e roubos recorrentes. Bernardini agora opera virtualmente devido à insegurança generalizada na região.

As ações policiais que dispersam os usuários de drogas, acabaram se espalhando mais o problema da desigualdade social na região, aumentando a insegurança e violência que é percebida por moradores e comerciantes.

Isenção de IPTU

A prefeitura propôs um projeto à Câmara do Vereadores que isenta imóveis da região da cobrança do IPTU. O projeto já passou pela primeira votação com 40 votos favoráveis, 6 contrários e 5 abstenções. O texto passará por três audiências públicas antes de uma segunda votação, incluindo um texto substitutivo com possíveis alterações.

O vereador Fabio Riva (PSDB) afirmou que o aumento do número de imóveis isentos requer um estudo de impacto e responsabilidade fiscal. O PT votou contra, e a bancada do PSOL se absteve, levantando questões sobre a seleção de imóveis contemplados.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora