O Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Comarca de Rondonópolis (a 212 km ao sul de Cuiabá) já recebeu e agendou, até este momento, 223 audiências para os dias 6 a 10 de novembro de 2023.
De acordo com a unidade judiciária, a expectativa é a de que esse número seja elevado no decorrer da semana, quando outras audiências ainda poderão ser agendadas.
Nessa semana, o CEJUSC de Rondonópolis está promovendo a reunião de processos judiciais e reclamações pré-processuais, para permitir que as partes possam negociar diretamente entre si e solucionar o caso.
De acordo com o juiz Wanderlei José dos Reis, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Rondonópolis, a unidade está concentrada na tarefa da pacificação. “Estamos na XVIII Semana Nacional da Conciliação e o CEJUSC está atuando desde agosto deste ano para a reunião do maior número de processos nesse período, para isso solicitamos às outras unidades judiciárias que nos enviem processos aptos à conciliação ou mediação. Todos os esforços estão sendo envidados para que tenhamos o máximo possível de acordos nas audiências que já está em andamento.”
A mobilização gera ganhos significativos para os litigantes e para a comunidade, sem falar do ganho para o próprio Poder Judiciário, que contará com menos processos em seu acervo.
“A Semana Nacional de Conciliação representa não é apenas uma pauta concentrada de audiências, reunião de processos, mas também uma oportunidade de se difundir a cultura da paz em contraposição à cultura do litígio, ou seja, uma oportunidade de apresentar à sociedade outra maneira de resolver o conflito. É preciso que as pessoas tenham contato com os métodos autocompositivos, que vejam e se sensibilizem de que eles são a melhor maneira de resolver conflitos sociais, de uma forma célere, econômica e definitiva para se obter a pacificação social”, completou o juiz Wanderlei Reis.
O interessado também poderá entrar em contato com o CEJUSC de Rondonópolis por meio do WhatsApp, através do (66) 99209-8833
Cejusc de Rondonópolis
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT