Connect with us

Lucas do Rio Verde

Central de Identificação amplia atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Publicado

em

Visando melhorar o fluxo de atendimento para as emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Central de Identificação de Lucas do Rio Verde vai distribuir, a partir de segunda-feira (13), senhas para atendimento por ordem de chegada. Quem já fez o agendamento pelo site pode buscar a unidade na data e horário marcado. 

O departamento iniciou, na última semana, o sistema de agendamento pelo site para as emissões do CIN, tendo as vagas esgotadas poucas horas após lançado. Entretanto, desde então, muitas pessoas não compareceram no horário marcado, comprometendo a vaga oferecida para aquele momento na unidade.

Considerando isso, a Central de Identificação adotou uma nova medida, disponibilizando 20 senhas por dia para atendimento por ordem de chegada.

“Vamos organizar de forma a priorizar as pessoas já agendadas e a distribuição de senhas vem para tentar ocupar o espaço vago daqueles que não comparecem no horário marcado. Orientamos que quem agendou pelo site, precisa comparecer no dia e hora já agendados”, esclarece o coordenador de identificação, Lenoir Ferreira.

Em Lucas do Rio Verde, a adesão ao sistema do CIN será feita, prioritariamente, para os documentos com data de expedição acima de 10 anos. No caso de documento ilegível, esses serão analisados diretamente no departamento.

A orientação é para que apenas as pessoas que se enquadram nos critérios acima façam a nova carteira neste momento. O antigo modelo de RG, com essa mudança, passa a ter validade até 2032, sendo aceito como documento oficial. 

No ato da solicitação, o CPF do solicitante precisa estar com a situação “regular” na Receita Federal. Confira o passo a passo de como consultar em: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/confira-como-regularizar-o-cpf-na-receita-federal-para-emitir-a-carteira-nacional-de-identificacao-11312

Confira os documentos necessários para emissão:

OBRIGATÓRIOS (Documentos originais e legíveis)
– CPF
– Certidão de Nascimento
– Certidão de Casamento (se for o caso)
– Certidão de Casamento com Averbação (se for divorciado ou viúvo)

ESTRANGEIROS
– Certificado de Naturalização Brasileira
– Certificado de Igualdade Direitos e Deveres (para os cidadãos Portugueses)

OPCIONAIS
– PIS/PASEP/NIS
– Tipo sanguíneo e fator RG
–  Cartão Nacional de Saúde (SUS)
– Título de Eleitor
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
– Certificado Militar
– Identidade Profissional
– Declaração de Comorbidade
– Nome social (Requerimento na Coordenadoria de Identificação)

Novo modelo
O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional unifica os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), auxiliando no combate à fraude, como por falsidade ideológica, e garantindo mais segurança para a população.

Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido e se enquadra nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com isso, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada.

O novo modelo também será disponibilizado no formato digital, com a inclusão de dados de outros documentos que o cidadão desejar incluir, e no formato cartão.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital – que poderá ser acessada pela plataforma gov.br após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Polícia Militar montada realiza treinamento de abordagem para GCM de Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Agentes da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde participaram, nesta quinta-feira (7), de um treinamento voltado para abordagem veicular e pessoal, ministrado pelo Policiamento Montado da Polícia Militar de Mato Grosso – a Cavalaria.

O treinamento aconteceu durante toda a manhã, envolvendo parte técnica e prática de abordagem policial. “O nosso objetivo é assegurar a abordagem e a busca e ela tem em primeiro lugar que priorizar a segurança de quem está no policiamento, ou seja, do guarda civil”, explicou o Comandante da Guarda Civil Militar, Jota Lima.

O comandante Jota Lima ressaltou a parceria com outras forças de segurança tanto em treinamentos que tem sido constante, como em ações da GCM, garantindo um atendimento de qualidade a sociedade luverdense. “Agradecemos a Cavalaria, a Polícia Militar, a Polícia Civil que está sempre nos orientando, o Corpo de Bombeiros que constantemente nos oferece treinamentos”, observou o comandante.

O capitão Câmara da Cavalaria que esteve à frente do treinamento, reforçou a diferença que faz uma abordagem correta. “Estamos demonstrando de forma segura como seria uma abordagem de pessoas suspeitas para que de fato, possamos trabalhar em conjunto e enfrentar a criminalidade que tem aumentado nessa região”, disse.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora