Connect with us

MUNDO

Centenas de migrantes são resgatados no mar da Itália em 48h

Publicado

em

Centenas de migrantes são resgatados no mar da Itália em 48h
Reprodução/Twitter/Guarda Costeira da Itália

Centenas de migrantes são resgatados no mar da Itália em 48h

Pelo menos 4,6 mil migrantes foram resgatados nas últimas 48 horas no litoral de Lampedusa, ilha da Itália , que fica mais perto do norte da África, em mais um capitulo da crise migratória na Europa, informaram as autoridades locais nesta sexta-feira (10).

O fluxo intenso fez o resgate marítimo italiano se desdobrar para salvar três barcos sobrecarregados – com mais de 1,3 mil pessoas a bordo – no mar Jônico. Ao todo, cinco barcos-patrulha da Marinha, três navios e um avião foram acionados.

Em outras cinco embarcações, 205 migrantes foram resgatados pela Capitânia durante sua viagem para Lampedusa.

Somente hoje, o número de desembarques registados subiu para 22, totalizando 998 pessoas.

Os botes com 42 migrantes (1 mulher e 1 menor), 45 (17 mulheres e 3 menores), 49 (15 mulheres e 2 menores), 36 (8 mulheres e 1 menor) e 22 (2 mulheres) a bordo partiram de Sfax, na Tunísia, e de Zuara, na Líbia. Segundo os socorristas, todos eles são de Chade, Costa do Marfim, Etiópia, Gâmbia, Gana, Guiné, Nigéria, Síria, Sudão, Palestina e Mali.

Além deles, as autoridades italianas resgataram um navio com cerca de 500 migrantes ao sul de Crotone e outras duas embarcações com cerca de 800 pessoas ao sul da cidade de Roccella Ionica. Somente ontem, um recorde de 41 barcos foram socorridos em Lampedusa.

A Guarda Costeira da Itália reforçou que o dia “foi particularmente complexo devido ao elevado número de pessoas presentes a bordo das embarcações”, mas que vai “continuar nas próximas horas” com a operação.

Ministro da Defesa da Itália

Em publicação no Twitter, o ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, afirmou que “está dando todo o apoio possível ao Ministério do Interior por meio da Marinha e da Aeronáutica para enfrentar a dramática situação em curso em Lampedusa e em mar aberto, no canal da Sicília”.

De acordo com dados do Ministério do Interior, 17,5 mil migrantes chegaram na Itália em 2023 , 194% a mais do que no ano passado. Os dados da Frontex também registram o aumento dos fluxos no Mediterrâneo central: +116%.

Hoje, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, emitiu um decreto que contém medidas urgentes sobre o tema de fluxos legais de entrada de trabalhadores estrangeiros e a prevenção e luta contra a imigração irregular”. A portaria entrará em vigor neste sábado (11).

Fonte: IG Mundo

Continue Lendo
1 Comment

1 Comment

  1. binance'ye kaydolun

    fevereiro 8, 2024 at 2:19 am

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me. https://www.binance.com/tr/join?ref=53551167

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora