Connect with us

Cuiabá

Centenas de famílias curtiram o primeiro dia de Refestela Cuiabá, na Praça 8 de Abril

Publicado

em

Família é a palavra que melhor define o primeiro dia do ‘Refestela Cuiabá’ deste ano. O evento, promovido pela Prefeitura de Cuiabá na Praça 08 de Abril, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, integra o pacote de comemorações de aniversário de 304 anos da capital.

A dona de casa Raquel Gunsch Scedrzyk estava com o marido e o filho de 2 anos e 9 meses aproveitando as atividades voltadas para a criançada. “Sempre que acontecem esses eventos eu venho com minha família, pois é um ambiente familiar, bem-organizado, limpo, muito gostoso para trazer os filhos. Também é importante para colocar meu filho em contato com a cultura cuiabana, para interagir com a cidade. É um evento muito bacana, vale a pena participar”, elogiou.

A primeira noite da segunda edição do ‘Refestela Cuiabá’ atraiu centenas de famílias, que se encantaram com as apresentações artísticas, exposições culturais e com as barracas de comidas regionais, bolos, doces e guloseimas. O grupo de samba Cuiabaníssimas e a banda de lambadão Erre Som animaram os presentes, que dançaram e se divertiram muito.

A professora Tania Miranda disse que não perde um Refestela e que sempre chama toda a família para se encontrarem no evento. “É uma festa que agrega arte, alegria, brincadeiras e que é tanto para crianças, quanto para adultos, idosos, enfim, para todos. É tudo muito organizado e muito seguro, um local onde podemos deixar nossas crianças brincarem e se divertirem sem medo”, comentou.

A mineira Tatiana Pires se encantou com a comemoração do aniversário de Cuiabá. “Sou de Lagoa da Prata, estou aqui a passeio. Esta é a primeira vez que venho a Cuiabá. Achei este evento muito bacana, muito bonito, com samba no meio da praça, achei maravilhoso. Já conheci o lambadão, o rasqueado, a viola de cocho, que eu nunca tinha ouvido falar e achei muito interessante. Comi a peixada cuiabana e fiquei apaixonada e já estou me programando para voltar novamente, gostei desta terra!”, afirmou.

O evento continua neste domingo (09), a partir das 18h na Praça 8 de Abril e também no próximo fim de semana, nos dias 14 e 15 de abril, no mesmo horário.

Confira a programação:

No domingo, 9 de abril, o cantor Roberto Lucialdo vai promover uma grande festa de rasqueado cuiabano. Para encerrar o fim de semana, o Dj ‘Matheuzinho Sucessinho’ que une em suas músicas o lambadão e o rasqueado.

Na sexta, 14 de abril, o público poderá conferir os sucessos do Grupo Mega Boys.

No sábado, 15 de abril, será a vez da apresentação dos ‘Inimitáveis’.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora