Mapeando os principais desafios e prioridades políticas públicaspara o protagonismo das pessoas com deficiência.
Durante toda a quinta-feira (19), membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), o vice-prefeito Gerson, secretário de Administração Estavam Calvo, secretária-adjunta de Assistência Social Daniela Marsola, o diretor do IFMT, Claudir Von Dentz, além de representantes da Sociedade Civil Organizada, instituições públicas e privadas, CDL, participaram da 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Sorriso.
“Existem muitas oportunidades de empregabilidade para pessoas com deficiência em nosso Município, mas existe também a dificuldade de mão de obra desse público. Pensando em mudar essa realidade, uma das sugestões foi oferecer essa qualificação e aproximar essas pessoas do mercado de trabalho”, enfatiza o presidente da CDL, Jefferson Silveira.
“É muito importante discutirmos as políticas públicas voltadas as pessoas com deficiência. São necessários investimentos, mas além disso, falta a conscientização e priorizar os direitos desse público”, destacou o vice-prefeito Gerson.
Durante o evento foram abordados: o Cenário Atual e o Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência-construindo um Brasil mais inclusivo, mapeando os principais desafios e prioridades durante a construção de propostas para o fortalecimento de políticas públicas para o protagonismo das pessoas com deficiência.
“Estamos felizes por dedicar esse momento de debate, escuta, e mobilização da sociedade na elaboração das ações que envolve vários setores, como a promoção da inclusão, o combate ao capacitismo e ao preconceito, melhorias na saúde, nas oportunidades, na igualdade e até na estrutura que precisam ser adaptativas em nosso Município”, ressaltou a presidente CMDPD, Carmem Welter.
A conferência teve como discussão, os cinco eixos temáticos, sendo eles:
1º – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;
2º – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
3º – Financiamento da promoção de direitos das pessoas com deficiências;
4º – Cidadania e Acessibilidade;
5º -Os desafios para a comunicação universal.
Seguindo o processo conferencial, após essa etapa de formulação das necessidades locais da pessoa com deficiência do Município, foram eleitos os delegados e os suplentes para representar o Município na etapa estadual, são eles:
Delegados Titulares
– Leliane Almeida Natali (Semas)
-Marcos Paulo Barreto (Semas)
Suplentes
-Luciene da Silva Carvalho (Semas)
-Carmem Welter (CMDPD)
Titulares Não Governamental
-Elaine Cristina Carlot (Apae)
-Ataíce Borges Doarte (Assor)
Suplentes Não Governamental
-Stephanie Luana Sousa (Apae)
– Lilian Alves Gomes (Apae)
“O CMDPD está diretamente vinculado a Secretaria de Assistência Social, e não podemos deixar de participar dessas propostas para a execução de todas essas ações em nosso Município com um olhar de forma especial e mais atento para esse público”, frisa a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.
O evento contou também com a apresentação cultural das crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT